Recursos Hídricos: Sabesp promove exposição ‘Subterrâneos – Tietê Limpo’

Toda a visita é acompanhada por monitores que explicam cada estágio do projeto

ter, 13/09/2005 - 21h31 | Do Portal do Governo

Uma maneira inédita de informar a população sobre os benefícios diretos do Projeto Tietê para a vida dos paulistanos, trata-se de uma exposição batizada de “Subterrâneos – Tietê Limpo”, um completo show-room que mostra todas as fases desse grande empreendimento.

A exposição é diferente e mistura informação, cultura e lazer. No local, a Sabesp “abre as portas” de seu canteiro de obras para a visitação pública onde existem dois espaços especiais para receber os visitantes. O primeiro, na parte externa, estão expostos painéis fotográficos e maquetes que ilustram todas as etapas do Projeto Tietê. Em seguida, descendo 16m de escadas, chega-se à tubulação de 3,5 metros de diâmetro, onde foram adaptadas uma sala de projeção com capacidade para 25 pessoas e uma exposição com ferramentas utilizadas na obra, além de painéis informativos, amostras de solo e pedras encontradas durante as escavações, e também a reprodução cenográfica de uma frente de escavação com manequins em tamanho natural.

O Interceptor Pinheiros (IPI6) é a obra que integra a 2ª etapa do Projeto Tietê e que se traduz na construção de quase 12km de túnel que irá coletar o esgoto despejado diariamente no rio Pinheiros, na região que vai de Santo Amaro ao bairro de Pinheiros, e encaminhá-lo às Estações de Tratamento de Esgotos (ETE’s).

Toda a visita é acompanhada por monitores que explicam cada estágio do projeto, chamando a atenção para o quanto as pessoas podem contribuir para a recuperação do rio Tietê e o quanto a população irá se beneficiar com o programa. É importante ressaltar que a população conheça a obra de perto, em cada detalhe, pois somente a construção dos túneis não garante o sucesso na recuperação do Tietê. É preciso que a população se envolva e apóie o projeto.

A grande atração da exposição fica por conta da oportunidade única de visitar um túnel que, daqui um ano e meio, será completamente inundado de esgoto para cumprir o papel para o qual foi projetado e, então, nunca mais alguém poderá andar dentro dele.

A exposição está aberta à visitação pública de terça a sábado, das 9h30 às 17h, com entrada franca. Pede-se apenas que as visitas sejam agendadas com antecedência.

Informações e Agendamentos:
Tel: (11) 3841-9820 – Ramal 237 / E-mail: tietelimpo@ipi6.com.br