Recursos Hídricos: Sabesp promove curso internacional de tratamento de esgotos em Franca

Evento vai de 20 de outubro a 12 de novembro

qua, 19/10/2005 - 19h14 | Do Portal do Governo

Será realizada em Franca, no período de 20/10 a 12/11, a 6ª edição do Curso Internacional de Técnicas em Tratamento de Esgotos Domésticos.

Este importante evento, que já faz parte do calendário do desenvolvimento internacional de profissionais em saneamento básico e ambiental, procura discutir os efeitos ao meio ambiente causados pelas operação de esgotamento sanitário, os impactos da limitação dos recursos naturais e pretende multiplicar a experiência nesta área adquirida pela Sabesp,
contribuindo para o desenvolvimento do saneamento em todo o planeta.

Promovido pela Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Governo do Estado de São Paulo, o curso faz parte do Programa de Treinamento para Terceiros países (Third Country Training Programe – TCTP) oferecido pela Japan International Cooperation Agency – JICA que mantém relações profissionais com a Empresa Sabesp desde 1978 e integrante do acordo básico de cooperação Técnica Brasil – Japão. Neste
ano estão participando representantes de países latino-americanos e africanos de língua portuguesa e representantes de empresas estaduais e municipais de saneamento brasileiras, além de profissionais indicados.

O programa

O Curso Internacional de Técnicas em Tratamento de Esgotos Domésticos contará com palestras, seminários, aulas práticas e visitas técnicas, que abordarão diversos temas ligados à realidade social e ambiental do Brasil, a experiência da Sabesp e o desenvolvimento de tecnologias no saneamento.

Confira os principais temas:
– Formação histórica do Brasil;
– O Setor de saneamento no Estado de São Paulo e no Brasil – Histórico, estágio atual e perspectivas futuras;
– Desenvolvimento sustentável e a consciência ambiental;
– Legislação ambiental;
– Concepção de sistemas de esgotos sanitários – coleta, transporte e
tratamento;
– Características e composição dos esgotos sanitários – conceitos básicos, práticas laboratoriais e a importância de um sistema de garantia da qualidade analítica laboratorial, segundo os critérios da ISO 17025;
– Fundamentos básicos do tratamento de esgotos domésticos – métodos e definições;
– Microbiologia de tratamento de esgotos domésticos;
– Lagoas de estabilização;
– Sistemas de lodos ativados;
– Sistemas anaeróbios de tratamento de esgotos;
– Tratamento físico-químicos e desinfecção;
– Disposição de efluentes de estações de tratamento de esgotos no solo;
– Tratamento, disposição final e plano diretor para gerenciamento de lodos
de estação de tratamento de esgotos;
– Recebimento de efluentes não-domésticos;
– Reuso de efluentes de estações de tratamento de esgotos;
– Tratamento terciário;
– Automação de estações de tratamento de esgotos;
– Otimização de estações de tratamento de esgotos; e
– Custos de exploração de estações de tratamento de esgotos.
– Para desenvolvimento do conteúdo programático, o curso contará com
professores brasileiros da USP, POLI,EESC, UNESP, – inclusive
profissionais da Sabesp.

O credenciamento de Franca para sediar o Curso

O município de Franca tornou-se referência em saneamento ambiental, pelos índices de atendimento e universalização dos serviços, obtidos e oferecidos pela Sabesp. Atualmente, os moradores contam com 100% de abastecimento com água tratada, de coleta e afastamentos dos esgotos e também de tratamento dos esgotos coletados, números de excelência mundial.

Outro fator importante diz respeito à qualidade aferida ao laboratório de controle sanitário de Franca o primeiro do Brasil a ser credenciado pelo INMETRO, que leva a marca ISO 17.025. Do tratamento dos esgotos, no município, obtém-se um importante insumo agrícola: o Sabesfértil, um produto já registrado no Ministério da Agricultura como condicionador de solo e utilizado na recuperação de áreas degradadas e reciclagem de nutrientes na agricultura.

Assessoria de Imprensa da Sabesp