Recursos Hídricos: Sabesp participa de Simpósio sobre a água

Simpósio ressaltou a importância da preservação dos recursos hídricos

sex, 25/07/2003 - 12h58 | Do Portal do Governo

No ano declarado pela Organização das Nações Unidas como o Ano Internacional da Água Doce, inúmeras discussões sobre a atual situação dos recursos hídricos estão sendo realizadas em todo o mundo. No dia 22 de julho, foi realizado na USP, o Simpósio ‘Água : a essência da vida’, promovido em parceria entre o Consulado Geral do Japão, a Sabesp, o Banco Japonês de Cooperação Internacional (JBIC), a Japan International Cooperation Agency (JICA) e a Escola Politécnica da USP, que se propôs a analisar o tema.

Na abertura do evento, os secretários Estaduais do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e Energia, respectivamente, José Goldemberg e Mauro Arce, salientaram o intenso trabalho do Governo do Estado e da Sabesp nos últimos oito anos em obter financiamentos nos setores de recursos hídricos e saneamento, nos quais o Japão tem se apresentado como um grande parceiro, seja em investimentos da ordem de milhões de dólares ou simplesmente na troca de experiências e tecnologias.

A escassez, a poluição e o restrito acesso à água e ao saneamento no mundo foram expostos através de dados, assim como as ações na tentativa de se enfatizar a importância da preservação dos recursos hídricos e de investimentos em saneamento, fatores que influem diretamente na saúde, no desenvolvimento e no progresso de um país.

As questões ambientais foram tratadas de forma especial com a apresentação da palestra de Malú Ribeiro, da Fundação SOS Mata Atlântica, que mostrou a importância da tomada de atitude da sociedade civil na busca por melhorias do meio ambiente.

Durante o Simpósio, o diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, José Everaldo Vanzo, falou sobre os investimentos que a Sabesp em parceria com JBIC aplicarão em obras de saneamento básico na Baixada Santista. Os municípios de São Vicente, Praia Grande, Peruíbe, Guarujá, Cubatão, Bertioga, Mongaguá, Itanhaém e Santos serão beneficiados com as obras que tem como meta a ampliação do índice de coleta e tratamento de esgotos de 53% para 95%, em cinco anos.

Vanzo disse acreditar que as obras, orçadas em cerca de R$ 1 milhão, serão o ponto central de uma ruptura com o que ele chama de ‘Círculo vicioso da pobreza’, pois através delas além das melhorias no campo do saneamento, novos postos de trabalho serão abertos, e a recuperação da balneabilidade das praias favorecerá o turismo. ‘Este projeto será de grande importância para o desenvolvimento sustentável do Estado, em particular da Baixada Santista, que poderá exercer plenamente sua vocação turística’ afirmou Vanzo.

Um dos projetos de destaque foi apresentado pelo superintendente técnico da Sabesp, Edison Airoldi, o TCTP (Programa de Treinamento para Terceiros Países), parceria da JICA com a Sabesp, que mostrou as ações de cooperação internacional Japão-Brasil aplicados no tratamento de esgoto e na preservação de Recursos Hídricos’. Este programa visa a transferência de tecnologias entre nações com bases culturais e idiomas semelhantes. No caso do Brasil, a América Latina e países africanos de língua portuguesa. O Acordo Básico de Cooperação Técnica entre o Brasil e o Japão foi assinado em 1970, com o intuito de promover o crescimento econômico e melhorar as condições de vida da população. Desde 1973, a Sabesp já totaliza 74 profissionais treinados no Japão.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp

M.J.