Recursos Hídricos: Sabesp implanta programa de Redução de Pressão de Água

Uma série de ações está sendo implantada no combate às perdas, através de redução de pressões nas redes de distribuição

qua, 23/02/2005 - 20h25 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Governo do Estado de São Paulo, está implantando na Baixada Santista o Programa de Redução de Pressão de Água, que objetiva reduzir o desperdício de água. O Programa consiste na implantação de uma série de ações, entre elas a regularização das pressões na rede de distribuição através de Válvulas Redutoras de Pressão (VRPs), e a identificação e reparo de vazamentos não visíveis.

O Programa de Redução de Pressão de Água já está implantado nos municípios de Guarujá, Cubatão e Peruíbe, e parcialmente em Bertioga, São Vicente e Santos. As intervenções do Programa de Redução de Pressão de Água são muito importantes, pois trazem resultados imediatos, atuando de forma simultânea na incidência de vazamentos e perdas de água. Tudo isso, graças a ação das Válvulas Redutoras de Pressão que permitem um melhor equilíbrio da pressão nas redes de distribuição, adequando a força da água e, conseqüentemente, diminuindo o desperdício.

As VRPs permitem ainda um controle automático da rede de distribuição em função do horário ou vazão, baseado no perfil de consumo da área controlada. Ou seja, é possível reduzir a pressão em períodos noturnos, por exemplo, um horário em que, sem as válvulas, a pressão do sistema ficava maior em decorrência do consumo reduzido.

Esta ação beneficia diretamente todos os munícipes já que a diminuição das pressões elevadas na rede faz com que haja um aumento no volume da água a ser distribuída, possibilitando assim o atendimento uniforme a toda a população.

Pressão mínima

É importante ressaltar que, mesmo após a implantação das VRPs, a pressão disponível para o imóvel continuará acima do limite mínimo determinado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) (10 metros por coluna). Essa é calculada como sendo a pressão suficiente para abastecer uma caixa d´água à altura de 9 metros, ou seja, muito superior à pressão necessária para abastecer, por exemplo, um sobrado de dois andares

No caso de construções com altura superior a essa altura, poderá ser necessário construir um reservatório em nível mais baixo e instalar um sistema de bombeamento para uma caixa d’água em nível superior.

Setorização

O Programa de Redução de Pressão de Água está sendo possível graças a um investimento anterior, que foi a implantação da setorização das redes de distribuição da Baixada Santista, ainda em andamento. Atualmente, cerca de 50% da rede da região está setorizada e automatizada. A automação permite o controle à distância, e em tempo real, do sistema de abastecimento. Para isso, a Sabesp mantém um Centro de Controle Operacional, composto por computadores e painel de telemetria, que recebe informações de todas unidades da Empresa na Baixada Santista e monitora desde a captação da água até a distribuição do líquido.