Recursos Hídricos: Sabesp ganha principal prêmio em saneamento da América Latina

Evento será realizado no dia 30, em Vitória, Espírito Santo

sex, 19/11/2004 - 18h32 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos, Saneamento do Governo do Estado de São Paulo, receberá, no dia 30 de novembro, em Vitória (ES), o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento Ambiental (PNQS-2004), conferido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES.

A Empresa recebeu este, que é considerado o mais significativo reconhecimento do setor de saneamento e o mais importante prêmio das Américas, pelo trabalho desenvolvido pelas Unidades de Negócio de Tratamento de Esgotos e a de Negócio Oeste, ambas da Diretoria Metropolitana. Em todo o País, somente as duas foram premiadas no nível II (totalizando 500 pontos).

A solenidade de entrega do prêmio ocorrerá no salão térreo do Centro de Convenções de Vitória, a partir das 19h30. No mesmo dia, à tarde, a Sabesp e os demais ganhadores do PNQS-2004 apresentarão os trabalhos desenvolvidos durante o 8° Seminário de Benchmark.

Os critérios de avaliação para o nível II do PNQS foram: liderança; estratégias e planos; clientes e mercados; sociedades; informações e conhecimento; pessoas; processos; e resultados.

As Unidades vencedoras do PNQS-2004 receberão, além do troféu ‘Quiron’ e do diploma, uma viagem para uma missão técnica de estudos à Holanda, em empresas consideradas benchmark no setor de saneamento.

O Prêmio

Criado em 1997, o PNQS tem por objetivo agregar valor; estimular ações de estruturação, que proporcionem a melhoria dos processos operacionais e gerenciais das empresas de serviço de água, esgoto e lixo; e promover a excelência nos serviços prestados, de modo a melhorar, em última instância, a qualidade de vida da população atendida por esse serviço.

O rigor dos critérios estabelecidos e as ferramentas oferecidas pela estrutura do prêmio – cursos de preparação dos profissionais e uma visita de auditoria a todos os serviços que se candidatam – levam as empresas a se preparar para a premiação. Esse processo gera a melhoria e modernização do sistema.

Essa preparação dura praticamente todo o ano. Primeiro, as empresas fazem uma auto-avaliação para saber se estão aptas à premiação; depois um relatório de gestão, estabelecendo metas e propostas de melhorias.

Depois de inscritas, as empresas recebem a visita de dois avaliadores externos que conferem todas as informações e, ao final do processo, apresentam um relatório apontando os pontos fortes e oportunidades de melhoria. Dessa forma, mesmo quem não recebe a premiação, ganha, já que recebe uma consultoria de alto nível em seu sistema de gestão.

Uma banca de examinadores credenciada pela ABES examina toda a documentação das concorrentes e dos auditores para definir os vencedores. Estão representadas nessa banca examinadora as principais entidades ligadas ao saneamento ambiental no Brasil.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp

M.J.