Recursos Hídricos: Sabesp ganha prêmio pela economia do consumo de água

Objetivo é reconhecer as melhores práticas desenvolvidas por empresas e organizações em geral

seg, 22/11/2004 - 19h53 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Governo do Estado de São Paulo, receberá, nesta quarta-feira, dia 24, o prêmio Água e Cidade, na categoria serviços.

A Empresa receberá o prêmio graças ao trabalho de gestão do consumo interno de água desenvolvido na Unidade de Negócio Leste da Diretoria Metropolitana, na qual houve uma redução de 81 para 46 litros de consumo de água por empregado/dia, de 2003 para 2004, em atendimento à Resolução da Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento que estabelece um consumo máximo de 50 litros de água por empregado/dia.

A solenidade de entrega do prêmio será realizada no Centro Brasileiro Britânico, que fica na rua Ferreira de Araújo, 741, em Pinheiros, a partir das 13h30. Na ocasião serão apresentadas as ações da ONG Água e Cidade, a experiência na Costa Rica e as melhores práticas de gestão da água de 2004, entre elas a da Sabesp. Outras informações sobre o programa e a ONG Água e Cidade podem ser obtidas pelo telefone 3021-6333 ou pelo e-mail premio@aguaecidade.org.br.

O prêmio

Criado em 2000 e realizado anualmente, o Prêmio Água e Cidade tem como objetivo reconhecer as melhores práticas desenvolvidas por empresas e organizações em geral, tendo como característica a valorização das iniciativas de uso racional da água.

Neste trabalho ocorre a mobilização de empresários e funcionários de indústrias, empresas de serviços e organizações em geral (hospitais, hotéis, condomínios residenciais e de escritórios, entre outros) para que adotem a metodologia do Prêmio Água e Cidade com indicadores definidos, que permitem avaliar e quantificar o nível de comprometimento da organização para o uso racional da água e a conservação do meio ambiente. Esta metodologia exige que se crie um grupo de voluntários da água, treinados e capacitados como gestores da água, responsáveis pela coordenação das ações para a diminuição do consumo e avaliação dos resultados.