Recursos Hídricos: Sabesp e Consulado do Japão realizam simpósio sobre a importância da água

Nesta terça-feira, dia 22, na USP

ter, 22/07/2003 - 9h02 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 22, será realizado o Simpósio Internacional ‘Água: a Essência da Vida’, no Anfiteatro do Prédio Engº Mário Covas Júnior, das 8h às 17 horas, com o objetivo de conscientizar os participantes sobre a importância da água, bem como as diversas questões relacionadas a ela. Vale lembrar que 2003 é considerado o Ano da Água Doce pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Evento

Promovido pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), Japan Bank for International Cooperation (JBIC), Japan International Cooperation Agency (JICA), Associação dos Bolsistas da JICA (ABJICA) e Escola Politécnica da USP, entre outros, será apresentado, simultaneamente, o desenvolvimento e os resultados alcançados pelos projetos de Cooperação Econômica e Técnica entre Japão e Brasil.

Um dos projetos que será apresentado é o Programa de Treinamento para Terceiros Países (TCTP), parceria da JICA com a Sabesp, com a palestra ‘Cooperação Internacional Japão-Brasil: Tratamento de Esgoto e a Preservação de Recursos Hídricos’. Este programa visa a transferência de tecnologias entre nações com bases culturais e idiomas semelhantes. No caso do Brasil, a América Latina e países africanos de língua portuguesa.

O Acordo Básico de Cooperação Técnica entre o Brasil e o Japão foi assinado em 1970, com o intuito de promover o crescimento econômico e melhorar as condições de vida da população. Desde 1973, a Sabesp já totaliza 74 profissionais treinados no Japão.

Outro projeto de destaque é o Programa de Recuperação Ambiental da Região Metropolitana da Baixada Santista financiado pelo JBIC que, recentemente, anunciou um investimento no valor de R$ 1,06 bilhão em obras de saneamento.

Confira a programação completa do simpósio no site: www.sp.br.emb-japan.go.jp

Data Terça-feira, dia 22 de julho de 2003
Horário: das 8h às 17h
Local: Anfiteatro do Prédio Engº Mário Covas Júnior
Avenida Profº Luciano Gualberto, Travessa 3 nº 380 – Cidade Universitária – São Paulo/SP

(LRK)