Recursos Hídricos: Sabesp comemora Ano Hidrológico com chuva

É pelo Ano Hidrológico que é percebido o comportamento da água

sex, 01/10/2004 - 20h05 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Governo do Estado de São Paulo, anuncia o início do Ano Hidrológico – a divisão do ano nos períodos de chuvas (outubro/março) e estiagem (abril/setembro).

A Sabesp está consciente de que sua matéria-prima é a água. Uma matéria-prima que tende a escassear tanto em quantidade quanto em qualidade, tornando-se, portanto, cada vez mais cara.

É fundamental o entendimento do caráter sistêmico do ciclo hidrológico, fonte da matéria-prima água, para compreendermos a dependência da natureza, das chuvas. É através do Ano Hidrológico que é percebido o comportamento da água na natureza.

Quase todo o abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo é feito através de represas, estruturas que barram os rios para acumular as águas. Estas recuperam seus volumes de outubro a março sendo que, a partir de abril, há um esvaziamento até o final de setembro. Esse esvaziamento se justifica porque durante a estiagem as chuvas diminuem, mas as demandas de consumo de água da população são as mesmas, por isso, a Sabesp faz uso da água armazenada nas represas, garantindo o pleno abastecimento da população paulista.

O desejo da Sabesp é que os anos de poucas chuvas tenham ficado para trás e que os próximos anos sejam melhores, para isso estamos fazendo a nossa parte, em investimentos e tecnologia, além do que temos certeza que a população irá fazer a sua com uso racional e combate ao desperdício.