Recursos Hídricos: Sabesp comemora 100 anos de saneamento na Baixada Santista

Solenidade será realizada no Palácio Saturnino de Brito, sede da empresa, a partir das 19 horas

qui, 03/11/2005 - 18h26 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 3, a Sabesp comemora 100 anos do início das obras de construção do Canal 1, um marco no projeto do engenheiro sanitarista Saturnino de Brito na Baixada Santista. Dentre os eventos marcados para a data, destaque para a assinatura do Termo de Cooperação firmado entre o Governo do Estado, por meio da Sabesp, e a Prefeitura Municipal de Santos.

A solenidade acontecerá no Palácio Saturnino de Brito (av. São Francisco, 128 – Centro), sede da Sabesp na região, a partir das 19h, com a presença do secretário Mauro Arce e do presidente da Sabesp, Dalmo Nogueira Filho.

A partir de hoje estará em exposição, no saguão do Palácio Saturnino de Brito, uma mostra fotográfica com a evolução do saneamento, desde a extinção do rio dos Soldados, que deu lugar ao Canal 1, até o emissário submarino de Santos – uma das mais significativas obras do saneamento paulista. Os visitantes também poderão ver móveis e objetos utilizados pelo engenheiro Saturnino de Brito, que fazem parte do acervo da Sabesp.

A exposição permanecerá aberta ao público, a partir do dia 4/11 até o final do mês, de segunda a sexta, das 9 às 16 horas. A visita deverá ser agendada pelos telefones (013) 3201-2681 ou 3201-2656. Além disso, a Sabesp também irá agendar palestras em escolas, a fim de contar aos estudantes um pouco da história do saneamento da Baixada Santista.

Canal 1 – Início das obras do saneamento da Baixada

Em 19 de outubro de 1905 foram iniciadas as obra de construção do primeiro canal da cidade. Foi o começo do saneamento de Santos pela retificação do curso já poluído ribeirão dos Soldados (nas avenidas Rangel Pestana e Campos Salles), que teve seu traçado revestido em concreto armado, uma novidade na época.

Em 27 de agosto de 1907 foram inaugurados os 1.360 metros do Canal Ribeirão dos Soldados, atual Canal 1 – avenida Senador Pinheiro Machado.

Projeto de saneamento do engenheiro Saturnino de Brito

Em 1905, após muitos anos de polêmica, o Governo resolve executar a nova rede de esgotos, sendo o projeto desenvolvido pelo engenheiro sanitarista Saturnino de Brito, que ingressa na história do saneamento básico de Santos e do Estado de São Paulo.

Nessa época, Saturnino assume o cargo de engenheiro-chefe da Comissão de Saneamento de Santos, depois de participar de vários projetos de abastecimento de água e de saneamento no Rio de Janeiro, São Paulo e outras localidades, apresentando à Câmara Municipal santista um esboço da planta para esgotos sanitários e pluviais.

Coube a ele também a elaboração do projeto para a construção de nove canais de drenagem e captação das águas de chuvas, tendo como traçado básico os rios que cortavam a Ilha de São Vicente.

Seu sistema previa 66 km de redes, 12 km de emissários, 10 estações elevatórias, uma usina terminal e uma ponte pênsil, além do principal sistema de rede pluvial, com 4 galerias e 9,5 km de canais de drenagem superficial de Santos e arredores.

Em 25 de abril de 1912, a inauguração do sistema de Esgotos e de Águas Pluviais de Santos, criando condições necessárias para a implantação definitiva do porto e o fortalecimento econômico do município.

Em 21 de maio de 1914, a inauguração da Ponte Pênsil, a primeira ponte suspensa a ser montada no Brasil, com o objetivo de transportar para Praia Grande, em tubulações presas sob o tabuleiro, os esgotos gerados na Ilha de São Vicente.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp