Recursos Hídricos: Sabesp assina contratos para agilizar serviços na Região Metropolitana

Novidade beneficiará a mais de 14 milhões de pessoas

sex, 05/09/2003 - 15h24 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Governo do Estado de São Paulo, responsável pelo atendimento direto a mais de 14 milhões de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), assina, nesta segunda-feira, dia 8, os novos contratos de manutenção das redes de água e esgotos dentro da abordagem do Global Sourcing.

Com essa nova forma de contratação, a Empresa espera melhorar a qualidade de seus serviços, considerando qualidade como a satisfação do cliente e, em médio prazo, reduzir seus custos com manutenção.

Os novos contratos, a princípio, irão vigorar somente na área de atuação da Diretoria Metropolitana de Distribuição, e marcam uma inovação na prestação de serviços ao cliente e na forma da Sabesp se relacionar com as empresas contratadas.

Em relação aos clientes, a grande novidade está no número de empreiteiras responsáveis pela execução do serviço. Se antes existia uma contratada para cada tipo de atividade, como por exemplo, consertos de vazamento de água e de esgotos; reposição asfáltica e ligação de água e de esgotos.

A partir da assinatura dos contratos, cada Unidade de Negócio terá apenas dois consórcios. Cada um formadao por duas empreiteiras responsáveis pela execução de todos esses serviços. Ao todo serão dez consórcios divididos geograficamente pela RMSP.

No relacionamento com as contratadas as exigências e controle quanto à qualidade dos serviços será ainda maior. As empresas contratadas serão avaliadas continuamente, terão seus custos fiscalizados e novas exigências em termos de desenvolvimento tecnológico.

Além disso, serão realizadas pesquisas interativas com clientes, como fora de garantir a melhor prestação dos serviços, com agilidade, transparência, qualidade e responsabilidade.

Global Sourcing na Sabesp

A modalidade do Global Sourcing na Sabesp é sinônimo de melhoria e evolução, pois foram necessárias alterações em diversos processos internos e externos, aproximando a Empresa de seus fornecedores, melhorias tecnológicas, novos cuidados com toda a cadeia logística, treinamentos específicos e vários outros requisitos – todos abordados de forma integral e que continuarão a ter avaliação permanente.

Iniciado em agosto de 2000, a Sabesp tornou-se a primeira do setor público a adotar esta estratégia. As metas do programa são a redução dos gastos com contratações, a melhoria do relacionamento com os fornecedores e a identificação de novas fontes de fornecimento ou alternativas de produtos.

Na Sabesp o programa abordou sete “famílias” de atuação: obras, serviços, materiais de escritórios, materiais de produção, vigilância, limpeza e manutenção de rede. Para cada uma destas foram estabelecidas estratégias de fornecimento específicas e diferenciadas, buscando integrá-las aos objetivos da Empresa.

O evento

A assinatura dos novos contratos será feita às 15 horas, de segunda-feira, dia 8, no auditório da Sabesp, na Rua Costa Carvalho, 300, Pinheiros, em São Paulo. Na ocasião estarão presentes o secretário de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce; o presidente da Sabesp, Dalmo Nogueira, o Diretor da Metropolitana de Distribuição, Sérgio Parreira, além de representantes das 20 empresas contratadas.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp/L.S.