Recursos Hídricos: Sabesp aprimora qualidade de produtos e ganha certificado ISO 9001

Conquista é resultado da criação do Sistema de Gestão da Qualidade

seg, 15/09/2003 - 10h34 | Do Portal do Governo

A oficina de hidrômetros da Superintendência de Planejamento e Apoio de Distribuição da Sabesp, empresa vinculada à Secretaria da Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Estado, recebeu a Certificação NBR ISO 9001/2000. A conquista é resultado da criação do Sistema de Gestão da Qualidade nos processos de estudos de desempenho, exames de laudos técnicos e recuperação de hidrômetros.

Mensalmente, o departamento de medidores é responsável por emitir aproximadamente 3 mil laudos técnicos e recuperar mais de 5 mil hidrômetros de toda a região metropolitana e Interior de São Paulo. A adequação aos moldes da ISO foi possível com a contratação de uma consultoria, que orientou os empregados na formulação e fundamentação dos processos, de acordo com as normas de qualidade exigidas pelo Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial (Inmetro), garantindo qualidade aos produtos e serviços.

Maior produtividade

Depois de oito meses de intenso trabalho, adaptação de equipamentos e treinamento dos funcionários, o departamento alcançou seus objetivos: a organização dos processos e obtenção de maior produtividade.

Segundo Sérgio Pinto Parreira, diretor da Metropolitana de Distribuição, esse certificado tem vários significados para a Sabesp, ‘um deles é o caminho em direção da qualidade’. ‘Para se conquistar a certificação ISO 9001 é necessário ter o processo da hidrometria. Por meio do nosso trabalho, buscamos oferecer confiança ao cliente de que existe sempre uma tecnologia desenvolvida para garantir a qualidade do que fazemos: a medição de água.”

Esse departamento da Sabesp é hoje referência nacional e internacional. “A oficina de hidrômetros da empresa tem grande importância, pois a própria tecnologia da hidrometria tem inovado no setor nacional e se espalhado pelo mundo. Todas esses fatores nos enchem de orgulho.’

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)