Recursos Hídricos: Sabesp apóia Campanha da Fraternidade 2004

Empresa distribuirá 100 mil cartilhas que retrata o valor da água para a comunidade

qua, 25/02/2004 - 16h56 | Do Portal do Governo

O ano de 2003 foi escolhido como o Ano Internacional da Água Doce. Em 2004, o tema da campanha da Fraternidade é ‘Fraternidade e Água’ e o lema: ‘Água, Fonte de Vida’.

Qualquer semelhança não é mera coincidência, mas preocupação quanto ao principal recurso natural do planeta, especialmente num período em que se registra uma das piores secas das últimas seis décadas.

O Brasil possui 35 mil litros de água disponível para cada habitante ao ano. Porém, a distribuição é desigual, pois na Região Metropolitana de São Paulo a oferta é de apenas 201 mil litros de água por morador, índice infinitamente menor que o ideal de 2500 mil litros determinados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Conhecer e atuar

De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ‘ao lançar esta campanha, a entidade demonstra mais do que atualidade e responsabilidade, mas disposição para discutir e encontrar soluções para o presente e para o futuro do homem’.

A Sabesp também aproveita o momento para se aproximar das comunidades e fortalecer os principais conceitos ligados ao saneamento básico e ambiental. A partir da quarta-feira de cinzas, a Empresa distribuirá 100 mil cartilhas desenvolvidas em parceria com a CNBB com a finalidade de retratar os valores da água no aspecto religioso, econômico e social, bem como destacar as ações da Igreja na divulgação e envolvimento das comunidades nesta causa.

Em São José dos Campos, a Sabesp entregará 20 mil folhetos sobre Uso Racional da Água e apoiará eventos com a população. Já na região de Lins, os moradores também receberão 35 mil prospectos com dicas de economia. Em Franca e outros 20 municípios, serão capacitados agentes das paróquias que serão os responsáveis pela multiplicação das informações sobre a campanha e contarão com material de apoio fornecido pela Sabesp, como vídeos, cartilhas, adesivos e cartazes.

Zenon Alves, além de Gerente do Departamento de Orçamentos da Sabesp é membro da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do bairro da Lapa, e participa ativamente das discussões comunitárias. ‘Hoje a Igreja está muito mais preocupada com os recursos naturais, principalmente a água. Com esta campanha, poderemos atingir as localidades mais carentes e promover atividades práticas em prol da sua conservação’.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp

M.J.