Recursos Hídricos: Sabesp amplia tratamento de esgoto no Grande ABC

Resultados contribuem para despoluição de rios e córregos

qua, 03/09/2003 - 20h31 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, dá início a mais uma obra em benefício do meio ambiente, da saúde e qualidade de vida da população.

Trata-se da construção do sistema de reversão dos esgotos coletados nos municípios de Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Mauá, na região do Grande ABC, que deixam de ser despejados diretamente no rio Tamanduateí passando a ser levados para a Estação de Tratamento de Esgotos do ABC.

Os esgotos das indústrias situadas ao extremo sul de Santo André também passarão pelo processo de reversão e serão tratados na Estação de Tratamento de Esgotos do ABC.

O sistema está avaliado em R$ 27,4 milhões e é um dos primeiros a receber recursos do Orçamento Geral da União para programas de saneamento.

O Ministério das Cidades financiará 80% do empreendimento e os outros 20% virão de recursos da própria Sabesp.

Embora estas obras não façam parte do Projeto Tietê, os resultados também contribuirão para a despoluição de rios e córregos que deságuam no Tietê.

Obras em Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Mauá

Entre as obras previstas neste projeto de reversão de esgotos, está a construção de três estações elevatórias e 14 quilômetros de coletores de esgotos, num prazo de quatro anos.

Os coletores terão capacidade para transportar 120 litros de esgotos por segundo, o que representará benefícios diretos para o meio ambiente e qualidade de vida de mais de 300 mil pessoas.

Como conseqüência das melhorias na região, há também a possibilidade de incentivar o pólo industrial local.

As obras do novo sistema de reversão de esgotos começaram em Ribeirão Pires. Para comemorá-las foi realizado um evento que contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, do secretário nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Abelardo de Oliveira Filho e do secretário de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce.

Também estiveram no evento o presidente da Sabesp, Dalmo Nogueira e a prefeita de Ribeirão Pires, Maria Inês Soares Freire.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento