Recursos Hídricos: Sabesp adota novo tipo de contrato para manutenção de água e esgoto

Objetivo é aprimorar a qualidade do serviço prestado e reduzir custos de manutenção

qui, 20/11/2003 - 12h29 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp), empresa ligada à Secretaria Estadual de Energia e Recursos Hídricos, adotou técnicas de Global Sourcing nos novos contratos de manutenção das redes de água e esgotos. O objetivo é aprimorar a qualidade do serviço prestado e reduzir custos de manutenção no médio prazo.
Para os clientes, a novidade é o número de empreiteiras responsáveis pela execução dos serviços.

Antes havia uma contratada para cada tipo de atividade (conserto de vazamento de água, de esgotos, reposição asfáltica, ligação de água e de esgotos), agora cada unidade de negócio tem apenas dois consórcios formados cada qual por duas empresas responsáveis pela execução de todos os serviços.

Na região metropolitana da Capital, a Unidade de Negócio Leste da Sabesp está sendo atendida por dois consórcios: Emsa/Geva para as áreas das subprefeituras de Itaquera, Guaianases e Cidade Tiradentes que incluem os municípios de Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Salesópolis e parte de Mogi das Cruzes. E o consórcio Etesco/Scava, atende às áreas das subprefeituras da Penha, Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista e São Miguel.

Os consórcios são responsáveis pela manutenção dos sistemas de distribuição de água e coleta de esgotos, reposição de pavimentos, troca de hidrômetros, supressão de ligações de água, expansão de redes e ligações de água e esgotos.

Global Sourcing

A Sabesp foi a primeira empresa pública paulista a adotar o Global Sourcing em agosto de 2000. O objetivo foi reduzir gastos com contratações, melhorar relacionamentos com fornecedores e identificar novas fontes de fornecimento ou alternativas de produtos.

O Global Sourcing na Sabesp aborda sete áreas de atuação: obras, serviços, materiais de escritório e de produção, vigilância, limpeza e manutenção de rede. Para cada uma foram estabelecidas estratégias de fornecimento específicas e diferenciadas, buscando integrá-las aos objetivos da empresa.

SERVIÇO
Sabesp – www.sabesp.com.br

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp