Recursos Hídricos: Sabesp acerta o fornecimento de água de reuso para Prefeitura de SP

Utilização de água de reuso representa um avanço na política de otimização de um recurso escasso como a água

ter, 28/10/2003 - 18h21 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Governo do Estado de São Paulo, assinou com a Prefeitura Municipal de São Paulo contrato, com duração de um ano, para o fornecimento de aproximadamente 19 milhões de litros de água de reuso por mês. A água será utilizada na lavagem de ruas onde se realizam feiras, praças públicas, rega de jardins e limpeza de prédios da administração municipal.

A utilização de água de reuso representa um avanço na política de otimização de um recurso escasso como a água. Produzida nas estações de tratamento de esgotos da Sabesp, após o processo de tratamento, a água de reuso tem amplo mercado industrial (resfriamento de caldeiras, diluição de produtos químicos, lavagem de pátios, limpeza de filtros) e urbano (limpeza de ruas, rega de jardins, lavagem de veículos). Para garantir sua qualidade após o tratamento na ETE, a Sabesp ainda realiza uma desinfecção com cloro, de forma a evitar qualquer problema na eventualidade de um contato humano com o produto.

Do ponto de vista econômico, a água de reuso é bastante recomendável na medida em que representa uma sensível redução de custo. A Prefeitura, por exemplo, vai pagar R$ 0,36 por metro cúbico, preço equivalente a menos de 5% do que seria pago para uma água tratada usada em larga escala. A água será retirada, por caminhões-pipa das Sub-Prefeituras, em quatro Estações de Tratamento de Esgoto: ABC, Barueri, Parque Novo Mundo e São Miguel.

A Sabesp atualmente tem capacidade de produzir 156 milhões de litros de água de reuso por mês. Destes, 25 milhões já são utilizados pelas Prefeituras de São Caetano do Sul, Barueri, Carapicuíba, Santo André, agora também a de São Paulo; além de contratos empresariais, como o firmado com a Coats Corrente.