Recursos Hídricos: Praia Grande entra no Programa Esgoto Certo

Medida tem a finalidade de orientar e conscientizar a população sobre a maneira certa de utilização da rede

seg, 03/02/2003 - 11h06 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Estado de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras está desenvolvendo em parceria com a Prefeitura Municipal de Praia Grande, o Programa Esgoto Certo. A medida tem a finalidade de orientar e conscientizar a população sobre a maneira certa de utilização da rede coletora de esgotos.

O trabalho contribuirá para o funcionamento adequado das redes coletoras o que trará mais qualidade de vida para a população local e seus visitantes, além de praias mais apropriadas para banho. A rede de águas pluviais não pode receber esgotos, bem como a rede coletora não pode acolher a água das chuvas.

De junho do ano passado até agora, já foram vistoriados 900 edifícios, dos quais 577 notificados por apresentar alguma situação irregular, geralmente ligações clandestinas com esgoto direcionado para as galerias pluviais ou para o mar, sem receber tratamento da Sabesp. Os proprietários desses imóveis têm prazo de 30 dias, após a notificação, para regularizar suas ligações, caso contrário serão multados pela prefeitura.

Vistoria e multa

Na parceria, caberá à Sabesp realizar inspeções nas instalações internas dos imóveis, identificar e corrigir os pontos de lançamento de esgotos nas galerias de águas pluviais e orientar a população no sentido da correta utilização dos equipamentos urbanos.

Deve ainda promover o treinamento do pessoal envolvido no trabalho e fornecer profissionais capacitados para as vistorias dos imóveis, material informativo necessário à orientação da população e mão-de-obra para executar as ligações de esgoto.

A prefeitura vai contratar estagiários para a realização do trabalho de vistoria nos imóveis e colocará em campo fiscais habilitados para emitir notificações e multas.

Da Agência Imprensa Oficial
e Assessoria de Imprensa da Sabesp