Recursos Hídricos: IPT promove encontro para estimular desenvolvimento de projetos na área

nd

ter, 20/11/2001 - 11h08 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, promove encontro sobre o Fundo de Recursos Hídricos para estimular o desenvolvimento de projetos na área. O encontro será realizado na próxima quinta-feira, dia 22, das 10 às 17 horas, no auditório Cid Vínio (prédio 36, Cidade Universitária, Zona Oeste da capital).

Representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia, vinculados à Finep e CNPq, juntamente com profissionais do Centro de Estudos e Gestão Estratégica, apresentarão detalhes de funcionamento e recursos do Fundo CT Hidro aos profissionais do IPT e de diversos órgãos paulistas ligados à questão hídrica.

O IPT também apresentará projetos com interfaces na área hídrica, integrados à sua missão básica de desenvolvimento com transferência de tecnologia. Eles agrupam-se em três vertentes de interesse do CT Hidro:

  • Proposição de Subsídios e Diretrizes para Políticas Públicas.
    Linhas de atuação do IPT: Água e gerenciamento urbano integrado; Uso e conservação do solo e de sistemas hídricos; Usos integrados de sistemas hídricos e conservação ambiental; Prevenção e controle de riscos (impactos sócio- econômicos); Conservação e reuso de água;

  • Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia para o Setor Produtivo.
    Projetos de vasos sanitários com descargas econômicas; Coletor de esgoto acionado por descargas gravitacionais, o DGD (Dispositivo Gerador de Descargas), projeto que recebeu o prêmio Governador do Estado em 1999;

  • Capacitação de Recursos Humanos
    Contribuição ao aumento e melhoria dos quadros profissionais para o setor, por meio dos Mestrados Profissionais em Habitação e em Tecnologia Ambiental.