Recursos Hídricos: Governo libera recursos para projeto da Cetesb no rio Paraíba do Sul

Recomposição de mata ciliar faz parte do projeto

qui, 19/02/2004 - 14h45 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin repassou recursos no valor de R$ 40 mil para a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) de Paraíba do Sul, na segunda-feira, dia 16.

Segundo o presidente da agência ambiental, Rubens Lara, os recursos serão aplicados na instalação da Rede Piloto de Plataformas Hidrológicas de Coleta de Dados, em vários pontos do Rio Paraíba do Sul, para aperfeiçoar o sistema de monitoramento da qualidade das águas.

O projeto apresentado pela Cetesb ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), que aprovou o investimento, prevê a instalação de abrigos, aquisição de equipamentos de suporte, entre os quais um microcomputador, e a calibração e ajustes dos equipamentos.

Alckmin ressaltou que o Fehidro vem expandindo os investimentos em infra-estrutura na área de recursos hídricos, favorecendo especialmente os municípios. Em 1995, informou o governador, foi assinado apenas um convênio no valor de R$ 75 mil, passando para 12 em 1996 e 13 em 1997.

Na solenidade do último dia 16, foram assinados 202 contratos beneficiando 127 prefeituras, 32 órgãos governamentais, como a Sabesp e o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), além da Cetesb, e 43 entidades da sociedade civil, como universidades e organizações não-governamentais.

Os recursos do Fehidro são utilizados na construção de galerias de águas pluviais, canalização de córregos, desassoreamento de rios, ampliação das redes de distribuição de água, implantação de estações de tratamento de esgoto, recomposição de mata ciliar, obras para conservação do solo, destino final de lixo, e trabalhos de microdrenagem, entre outras.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cetesb/L.S.