Recursos Hídricos: Estação de flotação da Sabesp auxilia na limpeza do lago na Aclimação

Sistema remove cerca de 80% da carga poluidora proveniente de ligações clandestinas de esgotos

qua, 16/11/2005 - 12h07 | Do Portal do Governo

A estação de flotação da Sabesp no Parque da Aclimação ajuda na despoluição do lago existente no local, uma das áreas verdes de lazer e entretenimento da população da capital. Para fazer o tratamento, o sistema capta água do córrego Pedra Azul, que funciona como piscinão nos dias de chuvas fortes, e remove cerca de 80% da carga poluidora, proveniente de ligações clandestinas de esgotos.

Na região da bacia da Aclimação, da qual fazem parte os córregos Pedra Azul e Jurubatuba, a Sabesp tem aproximadamente 7 mil ligações e atende população de 35 mil habitantes. Em outubro, a companhia concluiu serviço de reparo para eliminar a maior parte de extravasamento de esgoto em galeria de águas pluviais que descarrega no córrego Pedra Azul.

A Sabesp realiza, também, outras ações: varredura de todo o sistema de coleta de esgotos na bacia da Aclimação; regularização de ligações domiciliares; interligações de redes de esgoto; monitoramento e manutenção constante de redes de esgotos, ramais e poços de visita existentes na bacia do Córrego Pedra Azul. Em breve, regularizará a saída do esgoto vindo da favela localizada na Viela da União, removendo o pequeno volume de material existente na galeria e deixando-a praticamente saneada.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp