Recursos Hídricos: Escolas adotam Uso Racional da Água

Programa de Uso Racional da Água da Sabesp, em 50 escolas, apresenta resultados positivos

seg, 31/10/2005 - 18h21 | Do Portal do Governo

Conserto de vazamentos, troca de equipamentos, mudança de hábitos e redução no consumo de até 69%. Este foi o resultado alcançado após a intervenção da Sabesp em 50 escolas da Região Metropolitana de São Paulo que adotaram o Programa de Uso Racional da Água.

O projeto teve início em 2004, por meio de um convênio com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO para realizar intervenções técnicas e reduzir o consumo das instituições de ensino. A escolha foi feita pela Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento e da Educação com base nas instituições com maior consumo médio e por pessoa.

O trabalho consistiu em diversas etapas que incluiram o monitoramento da utilização da água para identificar possíveis vazamentos e perdas, consertos e troca de bacias, vasos sanitários e torneiras por equipamentos economizadores.

A partir daí, a equipe do Programa de Uso Racional da Água realizou palestras e encontros para conscientizar alunos, professores e funcionários transformando-os em multiplicadores para a redução do consumo de água em suas residências.

O mais interessante é que o tema também foi explorado em sala de aula e tornou-se multidisciplinar ao abranger matérias como matemática, ciências, história, entre outras.

Vazamento em escola causava desperdício de 280 mil litros de água por mês

Para ter uma idéia dos resultados, a Escola Frederico Mariano, situada na Zona Leste da Capital, gastava em média 63,3 litros de água por aluno em um dia. Após as intervenções do Programa de Uso Racional o consumo caiu para 19 litros por aluno ao dia, ou seja, uma redução de 69,86% do gasto de água.

Assessoria de imprensa da Sabesp
C.A.