Recursos Hídricos: Clubinho Sabesp é selecionado pela WWF para publicação sobre saneamento

Projeto foi escolhido pela WWF-Brasil, Fundo Mundial para a Natureza

qua, 30/11/2005 - 14h54 | Do Portal do Governo

O Projeto Clubinho Sabesp foi um dos trabalhos selecionados pela WWF (World Wildlife Fund – Fundo Mundial para a Natureza) – Brasil para compor a publicação Mostra Água para a Vida, Água para Todos – Boas Práticas em Saneamento, que será lançada em breve.

A WWF Brasil é uma organização autônoma sem fins lucrativos, com sede em 90 países de cinco continentes. Alia-se a diversas empresas e organizações não-governamentais para desenvolver projetos de conservação da natureza. Para participar desta iniciativa, a Sabesp concorreu na categoria Comunicação, Educação Ambiental e Mobilização Social. E foi reconhecida com o case Clubinho Sabesp – O público mirim na Internet, ação direcionada para crianças de 6 a 13 anos, cujo objetivo é complementar as atividades de educação ambiental realizadas pela Sabesp, com a utilização de recursos disponíveis no ambiente da Internet, na página www.clubinhosabesp.com.br.

No site, o internauta-mirim encontrará o Super H2O, personagem apaixonado pela água, que tem a missão de ensinar a população a usar a água conscientemente. Ele é o super-herói e lidera uma turminha composta de outros pequenos amigos. Por meio de jogos, aulas interativas, brindes virtuais e muita informação, a Sabesp conquistou 11,1 mil sócios para o Clubinho.

Aulas multidisciplinares – As ações do Clubinho vão além do universo virtual e são divulgadas em diversas recreações de lazer e entretenimento: Parque da Mônica, festivais infantis e feiras culturais. Outras atividades da turminha abrangem também o público adulto. Equipes especializadas levam conceitos de educação ambiental em salas de aula, e auxiliam professores para o desenvolvimento de planos de aulas multidisciplinares. O tema água é abordado nas ciências, matemática, história e outras matérias. Inclui conteúdos diferenciados de aprendizagem, voltados à conservação da água e dos recursos naturais, à responsabilidade e educação ambiental e à formação de uma nova geração preocupada com o meio ambiente.

Além disso, o Clubinho Sabesp e suas atividades são constantemente assuntos de exposições e eventos. Recentemente, foi criada a revista Ligadinho, que aborda historinhas sobre preservação da natureza e complementa o pacote de ações da Sabesp. O periódico é distribuído aos sócios do Clubinho e filhos dos funcionários da empresa.

WWF destaca projetos que enaltecem conservação da água

A Mostra Água para a Vida, Água para Todos – Boas Práticas em Saneamento, promovida pela WWF-Brasil, tem a finalidade de identificar e divulgar iniciativas-modelo de prestadores de serviço e instituições de saneamento. A meta é destacar projetos que enaltecem a conservação da água, proteção dos mananciais, redução da poluição hídrica, tecnologias que promovam o uso eficiente dos recursos hídricos, acesso a saneamento básico e o envolvimento da sociedade.

O projeto da Sabesp e outras 14 iniciativas bem-sucedidas na área de saneamento ambiental foram selecionados para participar da publicação Mostra Água para a Vida, Água para Todos – Boas Práticas em Saneamento Ambiental. Esse material será distribuído a prestadoras de serviços de saneamento, secretarias de meio ambiente e organizações não-governamentais, que atuam no setor em todo o País. Demais informações no site www.wwf.org.br/agua.

Da Agência Imprensa Oficial