Recursos Hídricos: CESP lança campanha nacional para combate ao mexilhão dourado

Plano será desenvolvido em 90 dias

qui, 29/04/2004 - 19h55 | Do Portal do Governo

A Companhia Energética de São Paulo (CESP, vinculada à secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, abre em maio o Plano Emergencial para Controle do Mexilhão Dourado na região do Alto Paraná. O lançamento será feito em três locais diferentes ao longo do rio Paraná.

A CESP irá realizar reuniões com a presença das lideranças comunitárias, técnicas, científicas e administrativas regionais dos dois estados diretamente envolvidas no controle e fiscalização de ações ambientais.

Na terça-feira, dia 4 de maio, a reunião será na Usina Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera), entre os municípios de Rosana (SP) e Anaurilândia(MS); no dia 6, ocorrerá na Usina Engenheiro Souza Dias (Jupiá), entre Castilho (SP) e Três Lagoas (MS), e no dia 11, na Usina Ilha Solteira, entre Ilha Solteira (SP) e Selvíria (MS).

Em 18 de maio haverá um treinamento técnico para os multiplicadores que serão preparados pela CESP para atuar na região do Alto Paraná.
O plano faz parte das ações propostas pela Força-Tarefa Nacional (FTN) criada pelo Ministério do Meio Ambiente por meio da portaria número 494, de 22 de dezembro de 2003. A portaria definiu um Plano de Ação Emergencial, sendo identificadas as regiões do Alto Paraná, entre os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, e de Porto Alegre para implementação da primeira etapa deste plano. Essas duas regiões apresentam diferentes etapas quanto à intensidade de colonização do ambiente pelo mexilhão dourado e possuem vetores de dispersão.

A CESP, por solicitação da Força-Tarefa Nacional, fará a coordenação das ações da Campanha na região do Alto Paraná, além de executar suas próprias medidas de controle do mexilhão dourado, que tem como meta controlar a transposição do mexilhão dourado para bacias hidrográficas ainda não atingidas.

O Plano Emergencial, que será desenvolvido nos próximos 90 dias, inclui basicamente conscientização de comunidades que possam se relacionar com o controle da dispersão do mexilhão e treinamento de representantes de comunidades técnicas que possam vir a ser chamadas a intervir no processo.

O que é o mexilhão

O mexilhão dourado é um molusco de água doce que vive naturalmente nos rios da China e do Sudoeste da Ásia. Foi introduzido acidentalmente na América do Sul há mais de 10 anos por meio da água de lastro de navios mercantes descarregada nos portos argentinos no Rio da Prata. Hoje, o mexilhão já está espalhado por muitos rios tanto do Brasil como da Argentina, Uruguai e Paraguai.

Da Assessoria de Imprensa da Cesp/ L.S