Reconhecimento: Sabesp ganha Prêmio de Governança Corporativa

Premiação é concedida pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC

qui, 24/11/2005 - 10h47 | Do Portal do Governo

Governança corporativa significa respeito aos acionistas, transparência na publicação de resultados, garantia aos acionistas minoritários, auditoria externa independente, totalidade de ações ordinárias nominativas com direito a voto, entre outras exigências. Por estar enquadrada em todos esses itens e respeitá-los rigorosamente, a Sabesp foi escolhida pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC , ao lado da CCR – Companhia de Concessões Rodoviárias, como a melhor empresa de governança corporativa do Brasil.

O prêmio foi entregue nesta segunda-feira, 21 de novembro, num evento no Hotel Gran Melia WTC, durante o 6º Congresso Brasileiro de Governança Corporativa. O Instituto, dirigido por José Guimarâes Monforte, foi criado em 1995 para valorizar a governança corporativa e, nesse período, já se tornou conhecido pelo estímulo às boas práticas da governança. O Instituto vem desempenhando um papel importante no incentivo ao ingresso de empresas no chamado Novo Mercado.

A CCR, ao lado da Sabesp, foram as primeiras empresas a aderir ao Novo Mercado em 2002. Todas as empresas listadas nesse mercado têm o compromisso público e jurídico de seguir as normas da governança. Em 2002, eram 2 Empresas e atualmente existem 18 no Novo Mercado, entre elas estão: Natura, Localiza, Nossa Caixa, Renar Maçãs, COSAN, Porto Seguro, CPFL Energia, DASA, Grendene, Lojas Renner, Energias do Brasil, OHL Brasil, Light, Cyrella e Tractebel.

Ao receber o prêmio em nome da Sabesp, Dalmo Nogueira destacou que a Empresa saiu de uma estrutura arcaica de quase uma autarquia em 1995 para se tornar uma das mais modernas do país, para se tornar a única companhia de saneamento listada na NYSE – New York Stock Exchange – a bolsa de valores de Nova York.

Segundo ele, o sucesso da Sabesp deve-se muito aos estímulos criados pela governança corporativa. Ele estava acompanhado do Diretor Econômico Financeiro, Rui Affonso e do Diretor de Gestão Corporativa, Reinaldo Rodriguez de Campos.

Assessoria de imprensa da Sabesp

J.C.