Reconhecimento: Escola da Família recebe prêmio da OEA

Organização dos Estados Americanos reconhece programa de inclusão digital do governo de São Paulo

sex, 26/08/2005 - 13h09 | Do Portal do Governo

O programa Escola da Família, que está comemorando dois anos, ganhou o Prêmio Interamericano de Responsabilidade Social pelo projeto de inclusão digital Um portal para a inclusão digital: Escola da Família, que abre os laboratórios de informática das escolas estaduais para a comunidade nos finais de semana. O prêmio é um reconhecimento da Organização dos Estados Americanos (OEA) a projetos que contribuem para o desenvolvimento humano e a inclusão social utilizando tecnologias de informação.

O representante da Unesco no Brasil, Jorge Werthein, entregou ontem o prêmio ao governador Geraldo Alckmin, durante a cerimônia de abertura do 2º Congresso do Escola da Família no Palácio das Convenções, no Anhembi. A coordenadora do programa, Cristina Cordeiro, disse que entre outubro de 2003 e junho deste ano foram registradas 2,6 milhões de participações em atividades de informática em 1.699 escolas estaduais. “É a utilização total do espaço público para o bem comum. Ou seja, além de auxiliar o desenvolvimento e aprendizado dos alunos durante a semana, os laboratórios de informática servem à população nos finais de semana”, disse Cristina. “Isso mostra a oportunidade que a comunidade recebe no acesso à inclusão digital”. Segundo ela, o acesso aos recursos digitais será ampliado até o final do ano, quando todas as escolas estaduais de São Paulo estarão equipadas com laboratórios de informática.

O programa Escola da Família foi indicado à comissão julgadora por Carlos Paldao, diretor do Instituto de Estudos Avançados das Américas, do qual a Unesco participa. A comissão julgadora foi integrada, entre outros órgãos, pela Secretaria de Cooperação Iberoamericana, Unesco, Organização Universitária Interamericana, Fundação Global Democracia e Desenvolvimento e OEA.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

J.C.