Reciclagem: Sabesp e prefeituras assinam contrato para fornecimento de água de reuso

nd

ter, 15/01/2002 - 20h10 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Governo do Estado de São Paulo, e as prefeituras de Barueri e Carapicuíba assinam, nesta quarta-feira, 16 de janeiro, contrato para fornecimento de água de reuso.

O processo de reutilização do produto já é bastante usual no Mundo, permitindo que a água, proveniente de estações de tratamento de esgotos, possa ser aplicada em fins não-potáveis, como lavagem de ruas, pátios, logradouros e veículos, combate a incêndios, irrigação de áreas verdes e desobstrução de redes coletoras de esgotos e galerias de águas pluviais.

Para tais finalidades, não é necessário o uso de água tratada, que deve ser priorizada para consumo humano.
Outra vantagem para o contratante é o custo da água de reuso, que é mais barato que o da água potável, justamente porque não impactam sobre a tarifa insumos como os produtos químicos utilizados no sistema de tratamento. O preço do metro cúbico da água de reuso, praticado pela Sabesp, é de R$ 0,30.

A assinatura do contrato entre a Sabesp e as prefeituras de Barueri e Carapicuíba será realizada a partir das 10 horas, na Estação de Tratamento de Esgotos de Barueri, situada à Rua Primeiro de Maio, s/nº.

Participam da solenidade o secretário de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, Antonio Carlos de Mendes Thame, o presidente da Sabesp, Ariovaldo Carmignani, o prefeito de Barueri, Gilberto Macedo Gil Arantes, o prefeito de Carapicuíba, Fuade Gabriel Chucre, e demais autoridades.