Reciclagem de lixo no Palácio dos Bandeirantes vai ajudar a comunidade

Programa teve como madrinha a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin

sex, 02/04/2004 - 17h40 | Do Portal do Governo


Com o objetivo de despertar a consciência ambiental e ajudar as pessoas carentes que ganham seu sustento por meio da venda de material reciclável do lixo, os funcionários do Palácio dos Bandeirantes lançaram nesta sexta-feira, dia 2, na sede do Governo paulista, o Programa de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos”. Todo o material coletado será doado para o Núcleo Habitacional Pedra sobre Pedra, localizada às margens da Represa Billings.

“Me sinto honrada em ser escolhida como a madrinha desse projeto tão importante, onde ensina o amor ao meio ambiente”, disse a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin.

O secretário do Meio Ambiente, José Goldemberg, informou que o Brasil é um dos países em que mais se coleta latas de alumínio. “Com isso, se economiza matéria-prima e até a própria energia que é usada para fazer as latas, além de gerar milhares de empregos”.

O secretário-adjunto da Casa Civil, Floriano Pesaro, disse que esse projeto serve de exemplo para os demais órgãos do Estado. “Os funcionários do Palácio dos Bandeirantes estão dando um exemplo da importância da coleta seletiva para melhoria da qualidade de vida das pessoas. Esse projeto é uma lição de cidadania”.

Para recolher o material reciclável, como garrafas pet, latas de alumínio, frascos de vidro, embalagens plásticas de desinfetantes, amaciantes de roupas e detergentes, será instalado um Posto de Entrega Voluntária (PEV) na área externa do Palácio dos Bandeirantes, composto por dois contentores de lixo. Além disso, cada funcionário receberá um cesto próprio para colocar papéis, copos descartáveis, entre outros resíduos sólidos.

O material reciclável será separado, enfardado e armazenado pelos 30 cooperados da Associação, que trabalham durante meio período para executar o serviço, pelo qual ganham um salário e uma cesta básica. Eles também fazem curso de qualificação profissional na Associação. A maior parte dos cooperados é formada por ex-catadores de lixo que viram nesta atividade um meio de subsistência, diante da dificuldade de reinserção no mercado de trabalho.

Para desenvolver o Programa de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos, o Governo do Estado, por meio da Casa Civil, instituiu em agosto passado uma comissão formada por três funcionárias do Palácio dos Bandeirantes: Elza Rubio, Ângela Vieira e Fátima Almeida, que criaram o programa a partir do modelo da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Durante o evento, foi distribuída a cartilha ‘Tá na Mão – Um Programa de Reciclagem’ para os servidores do Palácio.

Valéria Cintra/Macedo Júnior