Reciclagem de lixo no Palácio Bandeirantes vai ajudar comunidade carente

Programa de Coleta Seletiva tem como madrinha a presidente do Fussesp, Lu Alckmin

qui, 01/04/2004 - 15h43 | Do Portal do Governo

O Programa de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos do Palácio dos Bandeirantes será lançado nesta sexta-feira, dia 2, às 15 horas.

A iniciativa tem duas finalidades: a primeira, despertar a consciência ambiental dos 1.200 servidores; e a outra, de cunho social, encaminhar o material reciclável coletado à Associação Pedra Sobre Pedra, localizada às margens da Represa Billings.

O programa terá como madrinha a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp), Lu Alckmin.

Para recolher o material reciclável, como embalagens vazias de refrigerantes, desinfetantes, amaciantes de roupas, detergentes, latas de cervejas e outras de vidro, será instalado um Posto de Entrega Voluntária (PEV) na área externa do Palácio dos Bandeirantes, composto por dois contentores de lixo. Além disso, cada funcionário receberá um cesto próprio para colocar papéis, copos descartáveis, entre outros resíduos sólidos.

O material reciclável será separado, enfardado e armazenado pelos 30 cooperados da Associação, que trabalham durante meio período para executar o serviço, pelo qual ganham um salário e uma cesta básica. Eles também fazem curso de qualificação profissional na Associação. A maior parte dos cooperados é formada por ex-catadores de lixo que viram nesta atividade um meio de subsistência, diante da dificuldade de reinserção no mercado de trabalho.

Para desenvolver o Programa de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos, o Governo do Estado, por meio da Casa Civil, instituiu em agosto passado uma comissão formada por três funcionárias do Palácio dos Bandeirantes: Elza Rubio, Ângela Vieira e Fátima Almeida, que criaram o programa a partir do modelo da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. No dia do lançamento será distribuída a cartilha ‘Tá na Mão – Um Programa de Reciclagem’ para os servidores do Palácio.