Radiologia do Hospital das Clínicas realiza evento internacional inédito no Brasil

Congresso abordará temas atuais, de apelo didático, em busca do intercâmbio de informação

sex, 21/02/2003 - 11h11 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


Desta sexta-feira, dia 21, até domingo, dia 23, especialistas em radiologia terão acesso aos últimos avanços em ultra-sonografia. É um marco na história da Radiologia brasileira, pois, pela primeira vez, o The Leading Edge – Latin America será realizado no Brasil.

O Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP é o responsável pela promoção e organização da edição brasileira, em parceria com a Thomas Jefferson University. Há mais de dez anos esse congresso é realizado pela universidade americana em diversas regiões do mundo.

O evento contará com a participação do professor Barry Goldberg, seu idealizador, professores estrangeiros e autoridades em ultra-sonografia consagradas no meio acadêmico e científico nacional. A programação prevê abordagem do futuro dessa especialidade, que atualmente abrange inúmeras áreas da medicina.

Diagnósticos por imagens

Simultaneamente, será realizado o Imagine – I Encontro em Diagnóstico por Imagem dos ex-Residentes do InRad, estendido à participação de ex-estagiários e demais interessados. O objetivo será a discussão de temas a respeito de diagnósticos por imagem e seus principais avanços, a partir da experiência do InRad, além de promover o reencontro dos que deram sua contribuição para a instituição ao longo dos anos.

Com a iniciativa, o InRad reafirma seu papel de centro de referência, cumprindo a missão de disseminar o conhecimento por meio da abordagem de temas atuais. Isso estimula o intercâmbio de informação entre os profissionais da área e contribui para o avanço da radiologia brasileira, que ocupa lugar de destaque entre os principais centros mundiais.

“O Instituto de Radiologia orgulha-se do privilégio de realizar evento desse porte, e comemora a conquista reunindo os principais representantes da especialidade no mundo. Vão debater os avanços tecnológicos, a maximização do uso da tecnologia em ultra-sonografia intervencionista e programas de educação e certificação -aspectos muito importantes da especialidade no País, no momento”, ressalta o Luiz Karpovas, um dos coordenadores e presidente do Colégio Interamericano de Radiologia.

Destaques da programação

Utilizando a forma de simpósios e discussão de casos, com demonstrações práticas para divulgar o que há de mais atual no setor, a programação tem os seguintes destaques:

  • Leading Edge
    Temas como ultra-som 3D no primeiro trimestre; endoscopia virtual por meio da ultra-sonografia; avaliação do sexo fetal por US no primeiro trimestre; diagnóstico pré-natal das cardiopatias congênitas e ultra-sonografia intervencionista: visão atual.

  • Imagine
    Abordará diferentes áreas: mama; neurologia, medicina interna e músculo-esquelético.

  • Exposição paralela
    Conceituadas empresas do País apresentarão aos participantes os principais avanços tecnológicos da ultra-sonografia e demais segmentos do diagnóstico por imagem, em exposição comercial montada especialmente para o evento.

    SERVIÇO
    Local: Centro de Convenções Rebouças
    Avenida Rebouças, 600 – São Paulo
    Dias 21 a 23, das 8 às 17 horas
    Outras informações ligue: 3891-0295/1780, ou pelo endereço eletrônico www.hcnet.usp.br/inrad

    Da Agência Imprensa Oficial
    Fonte:Assessoria de Imprensa do InRad