Rádio: Rede USP de Rádio estréia nova programação cultural

Rede compreende as emissoras da USP de São Paulo e de São Carlos

sáb, 05/04/2003 - 15h21 | Do Portal do Governo

Na próxima semana, a Rede USP de Rádio inaugura uma faixa de programação cultural que será transmitida de segunda a sexta-feira, sempre das 12h30 às 13h30. A Rede compreende as emissoras da USP de São Paulo e de São Carlos e, em breve, terá a Rádio USP de Ribeirão Preto, que está sendo implantada.

O diretor de programação, Marcelo Bittencourt, destaca dois programas inéditos. O teatro do mundo – a canção, será produzido por Ciro Marcondes Filho, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. ‘Ciro Marcondes fará reflexões sobre grandes temas da atualidade, começando pela guerra, depois fome e infância’, diz Bittencourt. ‘A música estará inserida nestas reflexões e será usada não como um adorno, mas como um aprofundamento.’ O programa será transmitido às terças-feiras.

Outro destaque é Empório Musical, produzido e apresentado pelo jornalista Milton Parron. Transmitirá gravações originais de músicas da primeira metade do século XX e atenderá a pedidos. ‘Vamos ampliar a audição do ouvinte, com clássicos da música popular brasileira que estão soterrados. Aqueles anos foram extremamente ricos, com Noel Rosa, Ari Barroso, Carmen Miranda. De Chiquinha Gonzaga, por exemplo, se conhece muito pouco’, afirma Bittencourt. O Empório entrará no ar às quartas-feiras.

Toque outra vez, produzido na década de 90, voltará à grade reformulado. A programação musical é feita pelos ouvintes, que devem enviar cartas ou fac-símiles para serem selecionados pela produção. Cada pedido deve ter seis músicas, sendo duas delas versões diferentes de uma mesma canção. ‘Muitos artistas ficam fora das rádios e das gravadoras, mas continuam na memória. O mercado não determina o gosto das pessoas.’ O programa será apresentado às sextas-feiras.

Biblioteca Sonora, que já é veiculado pela Rádio USP de São Paulo às segundas-feiras, mudará de horário e será transmitido para toda a Rede. O programa é produzido por Marcello Bittencourt e traz notícias e entrevistas sobre lançamentos literários e do mercado editorial.

Conexão Cultural será transmitido às quintas-feiras, com a agenda cultural das regiões de alcance da Rede.

A Rádio USP FM de São Paulo é transmitida em 93,7 MHz. Em São Carlos, a faixa é 102,1 MHz. Correspondências para o programa Toque outra vez devem ser enviadas para a avenida Professor Luciano Gualberto, travessa ‘J’, 374, primeiro andar, Cidade Universitária, São Paulo, CEP 05508-010, ou para a avenida Trabalhador São-carlense, 400, Centro, São Carlos, CEP 13566-590.

Lucas Oliveira Telles