Racionamento de água no Sistema Alto Cotia começa hoje

Sabesp reafirma a necessidade da medida e da colaboração de todos no combate ao desperdício

qua, 22/10/2003 - 9h05 | Do Portal do Governo

Do Departamento de Comunicação da Sabesp


A Sabesp implanta nesta quarta-feira, dia 22, o racionamento de água para 440 mil pessoas atendidas pelo Sistema Alto Cotia.

Clique aqui para consultar a relação de bairros afetados e o esquema de racionamento até 31 de outubro.

A retomada do racionamento tem como principal motivo a volta da tendência de queda do volume do Sistema Alto Cotia, que de um aumento de 6,8% (em 11/10) para 8,2% (no dia 13/10), caiu para 6,9% (em 24/10), chegando a 5,8% nesta segunda-feira, dia 20.

O Sistema Alto Cotia produz, atualmente, 1.100 litros de água por segundo para atender toda a demanda de consumo da população dos municípios de Embu, Embu Guaçu, Cotia, Itapecerica da Serra e Vargem Grande. Com o racionamento, espera-se reduzir a vazão para 500 litros por segundo, como forma de garantir e elevar os níveis de reservação de água no manancial.

Colaboração de todos

Embora a operacionalização do racionamento seja uma realidade apenas para a população atendida pelo Sistema Alto Cotia, existe uma colaboração efetiva, que pode ser realizada por todos. Tanto que a Sabesp, mais uma vez, vai orientar e pedir a colaboração da população no tocante à economia de água, por meio de campanhas incentivando o uso racional da água.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, as pessoas utilizam praticamente o dobro do volume necessário de água para a realização de suas atividades essenciais, dado que reafirma a cultura do desperdício.

Atualmente, na Região Metropolitana de São Paulo, o consumo medido per capita está na ordem de 180 litros/dia, com máximo de até 220 litros/dia/pessoa. Esse número é menor do que o registrado há alguns
anos, quando chegava-se a até 400 litros/dia/pessoa, mas ainda é superior aos 120 litros/dia/pessoa recomendados e tidos como suficientes para todas as necessidades básicos, com conforto.

No fim de semana em que se decidiu pela suspensão do racionamento, foi registrada uma redução de aproximadamente 10% no consumo de água: uma prova de que, com a colaboração de todos, é possível
usar racionamento o produto.

Garantia de informação

A população além de ser informada pelos veículos de comunicação, também terá o cronograma do racionamento através de folhetos, que já estão sendo confeccionados pela Sabesp. O material vai ser distribuído com antecedência, para que as pessoas se programem e estejam preparadas.

O site da Sabesp – www.sabesp.com.br – também trará a tabela completa, com locais, datas e horários de interrupção, além de dicas de economia de água. Outra alternativa é o telefone 195, que funciona durante 24 horas, sem interrupções. A ligação é gratuita.

Na sede da Empresa, na Rua Costa Carvalho, 300, em Pinheiros, também está disponível o showroom Sabesp e a Sala de Situação, ambientes nos quais a Imprensa e todos os setores da sociedade podem conhecer as ações desenvolvidas, a situação dos mananciais e as campanhas em andamento.

(LRK)