R$ 500 milhões a mais para a educação: confira a íntegra do discurso da secretária Rose Neubauer

nd

ter, 04/09/2001 - 17h13 | Do Portal do Governo

“Eu estou até com dificuldade para falar, porque estou muito emocionada neste evento. Um pouco por causa de toda uma série de memórias que este evento nos traz. E eu gostaria de dizer o quão afortunada foi a educação no Estado de São Paulo.

Há cinco, seis anos, este Estado teve um grande padrinho na área de educação que foi o governador Mário Covas. Foi uma pessoa que aceitou um desafio enorme em relação à área de educação. E sempre que existem mudanças, até mesmo dentro de um mesmo partido, a gente fica com dúvidas, a gente tem medo, a gente tem uma certa inquietação, porque as pessoas por mais que elas sigam as mesmas linhas, elas são diferentes e elas têm o direito de ser diferentes. Mas eu acho que nesta área da educação, nós somos muito afortunados.

O evento de hoje, a generosidade do governador Geraldo Alckmin, o compromisso dele, mostrando agora no começo de setembro, que além do recurso orçamentário, ele tem disposição, vontade política para investir, mais meio bilhão de reais na área de educação, demostra que a educação em São Paulo pode ficar tranqüila. O governador Mário Covas deixou para nós um grande padrinho; um grande professor na área de educação, que é o governador Geraldo Alckmin.

O governador Alckmin tem feito questão de manter aquela mesma ideologia, aquela mesma vontade política que teve o governador Mário Covas quando chegou aqui. E o que o governador Mário Covas queria? Ele não se conformava que dos seis milhões de alunos, 25% ou mais de jovens e crianças ficassem fora da escola todos os anos, fora do aprendizagem, fora da ampliação do conhecimento.

O que ele queria é o que todos nós queremos, é o compromisso que nós temos sob a liderança do governador, voltado com a parceria das escolas, dos professores, dos diretores, dos prefeitos, é de tornar a educação um local onde os jovens se sintam bem, onde os jovens queiram estar e sejam capazes de aprender. Porque a escola não foi feita para reprovar aluno. Escola foi feita para ensinar aluno. Escola foi feita para fazer com que o jovem saiba que ele tem um lugar que é muito melhor que a rua, que é muito melhor do que a marginalidade, que é muito melhor que a delinquência e a droga; que a escola é o local do saber, é a fórmula de entrada dele para o mundo do futuro.

É por isso que este evento hoje representa a vontade política do Governo de estar investindo no jovem de hoje e no jovem do futuro. Porque nós sabemos e estamos vendo que o futuro vai ser dos jovens. É na ampliação de vagas, é na reforma das escolas, é no projeto voltado para os jovens, que o governador apresentou, é na possibilidade de nós capacitarmos e darmos melhor condições de trabalho para os nossos professores.

Eu acho que hoje realmente é um dia para nós, da nossa alma estar leve, e de nós pensarmos que temos certeza que a preocupação que o Partido da Social Democracia sempre teve com a educação, e com a educação dos jovens, vai continuar tendo a sua bandeira levantada e mantida pelo governador Geraldo Alckmin. Muito obrigada. “

Leia mais

  • Governo do Estado destina mais R$ 500 milhões para a Educação
  • Novos professores são nomeados para o quadro do magistério
  • (Flash) – Recursos adicionais para a Educação representam um investimento no futuro