Qualis será repassado para a prefeitura até o final deste semestre

nd

sáb, 20/04/2002 - 15h31 | Do Portal do Governo

Até o final do primeiro semestre o Qualis-Programa de Saúde da Família, implantando com sucesso pelo Governo do Estado, vai passar para a prefeitura. Assim também como os recursos de R$ 6 milhões, vindos do Ministério da Saúde, que são repassados para as entidades sociais parceiras no programa. A informação foi dado pelo governador Geraldo Alckmin neste sábado, dia 20, durante a comemoração dos seis do projeto no Sesc Itaquera.

Alckmin explicou que o Programa de Saúde da Família, dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), é de ordem municipal. ‘O atendimento primário de saúde deve ser feito pela prefeitura’. Ele lembrou que no início do programa em 1996, a prefeitura não quis implantar o Programa de Saúde da Família, como também se negou a fazer parte do SUS, porque na época estava em andamento o PAS.

Como agora a prefeitura de São Paulo voltou a fazer parte do SUS, ela pretende ficar com o Qualis. ‘A gente espera que seja mantida a qualidade no atendimento. A transferência deve ser gradual’, disse Alckmin.

Referindo-se aos cartazes dos funcionários do Qualis contrários à mudança, Alckmin disse que é com muita dor que vai passar o programa para a prefeitura, mas que é uma norma do SUS. ‘Vamos fazer um entendimento com a prefeitura para manter as equipes e os bons trabalhos que estão em andamento’, afirmou.

Valéria Cintra