Qualis Jaraguá é inaugurado pelo Governo do Estado

Programa já possui 58 unidades no Estado, atendendo 896 mil pessoas na Capital

sáb, 22/12/2001 - 17h09 | Do Portal do Governo


A população do bairro do Jaraguá, na Zona Oeste da Capital, passa a contar com atendimento médico preventivo a partir deste sábado, dia 22. O governador Geraldo Alckmin participou da cerimônia de inauguração do Qualis Alpes do Jaraguá e entregou duas ambulâncias, uma para Hospital Estadual de Santo André e outra para o Hospital Estadual de Vila Alpina.

O Qualis – Programa Saúde da Família foi lançado pelo Governo do Estado em 1996, e tem como objetivo atender as regiões mais carentes da Capital, oferecendo assistência médica preventiva. O Programa resgata o médico de família, e distribui equipes de agentes comunitários de saúde para percorrer o bairro e visitar as pessoas em suas casas.

Os agentes são capacitados pelo Programa de Agentes Comunitários de Saúde, criado pela Secretaria da Saúde para formar e especializar de profissionais voltados a esse serviço. Além disso, o programa tem como meta controlar doenças crônicas, reduzir as internações evitáveis, e implantar atividades de vigilância sanitária e epidemiológica.

‘Esse é um bom programa, pois a equipe que fará visitas periódicas nas residências é formada por pessoas do próprio bairro’, afirmou o governador. Segundo ele, o prédio do Qualis Jaraguá foi cedido pela comunidade e adaptado pelo Governo do Estado para atender a população. O investimento foi de R$ 125 mil na reforma. Ele explicou o trabalho preventivo do Qualis e destacou que quando os agentes percebem que alguém precisa de uma orientação mais específica, encaminham a pessoa para o hospital referência mais próximo.

Segundo a gerente do Qualis Alpes do Jaraguá, Francisca Taeko, essa unidade é uma conquista da comunidade, pois foram eles que escolheram ter esse programa no local. O atendimento será feito por uma equipe formada de um médico geral, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, cinco agentes comunitários e quatro integrantes da frente de trabalho. ‘Inicialmente iremos atender duas mil famílias, mas está prevista a contratação de mais uma equipe médica’, informou.

O operador de computador Ney John, de 35 anos, é morador do bairro e disse que essa é uma conquista muito importante, pois quando ele precisava de algum atendimento, por mais simples que fosse, gastava muito dinheiro em condução o que era desestimulante. ‘Agora são os médicos que visitam nossas casas’, completou.

Gláucia Basile / Rogério Vaquero