Qualis completa seis anos de atividades

Evento contou com a participação do governador Geraldo Alckmin

sáb, 20/04/2002 - 13h46 | Do Portal do Governo


Em comemoração aos seis anos de atividades do Qualis – Programa de Saúde da Família, a Secretaria Estadual da Saúde realizou neste sábado, dia 20, uma grande festa com a comunidade, no Sesc Itaquera, na Capital. A cerimônia contou com as presenças do governador Geraldo Alckmin e do ex-ministro da Saúde, Adib Jatene.

O Programa Saúde da Família foi criado em 1994 pelo Ministério da Saúde com o objetivo de aproximar os serviços de saúde junto à comunidade. Em São Paulo, o Programa foi implantado pela Secretaria Estadual da Saúde como Projeto Qualis, em parceria com organizações sociais: Casa de Saúde Santa Marcelina, Fundação Zerbini, Associação Congregação Santa Catarina e Universidade Santo Amaro. Cada uma das 58 unidades do Qualis na Capital conta com uma equipe formada por um médico, uma enfermeira, um ou dois auxiliares de enfermagem, além de quatro ou seis agentes comunitários de saúde.

‘Hoje, cerca de 900 mil pessoas da Capital são atendidas pelo Qualis. São Paulo pode se orgulhar de ter um programa feito por uma equipe dedicada e que gosta de gente’, disse o governador. Alckmin lembrou que foi o governador Mário Covas que instituiu o programa Qualis na cidade de São Paulo. ‘Mário Covas foi o grande bandeirante. O Estado assumiu uma responsabilidade da Prefeitura, que na época não quis fazer o programa de Saúde da Família e não quis entrar no SUS porque tinha o PAS’. Até o final do primeiro semestre o programa Qualis será repassado para a prefeitura, informou.
Alckmin ainda destacou que um dos grandes méritos do Programa é o trabalho de prevenção e tratamento da saúde. Ressaltou que com o programa caiu o índice de mortalidade infantil e aumentou a média de vida das pessoas.

O governador também informou que dentro de poucos dias será entregue o ambulatório de especialização em parceria com a Universidade de Santo Amaro (Unisa). O governo também vai inaugurar o Hospital Público de Sapopemba. Como sugestão do ex-ministro Adib Jatene, Alckmin disse que pretende criar o Hospital Local com 50 leitos. O objetivo é dar atendimento mais rápido às pessoas que tenham sofrido infarto, derrame, insuficiência cardíaca, além de realizar partos. ‘Os casos de maior complexidade serão encaminhados para hospitais regionais’, explicou.

O secretário da Saúde, José da Silva Guedes, disse que o programa Qualis é uma marca do governo Covas/Alckmin, de um governo que acredita em parcerias e na capacidade daqueles que trabalham com a saúde pública. ‘Com o Qualis, São Paulo mostra que é possível instituir o Programa de Saúde da Família nas grandes cidades’, disse Guedes.

Adib Jatene lembrou que quando estava à frente da pasta, em 1996, buscava implantar o Programa de Saúde da Família no país inteiro e comentou que este programa só seria consolidado se fosse implantado em São Paulo. Ele lembrou que o secretário Guedes o ajudou a convencer o governador Covas a criar um programa na cidade. ‘O Qualis em São Paulo avança na qualificação dos profissionais, implantando novos atendimentos, como o bucal e de fisioterapia’.

A primeira região a contar com o atendimento foi a Zona Leste, com a criação do Qualis Santa Marcelina, em 1996. A entidade, que gerencia o maior hospital da região, conta com 28 unidades e atende aos distritos de Cidade Tiradentes, Vila Curuçá, Ermelindo Matarazzo, Iguatemi, Lageado, Parque do Carmo, São Miguel Paulista, Vila Formosa, Vila Matilde, Artur Alvim, Vila Jacuí e Guaianases, abrangendo um universo de 356 mil pessoas.

A parceria com a Fundação Zerbini possibilitou a criação do Qualis 2. A entidade atende a uma população de 264 mil moradores, distribuídos em 14 unidades nas zonas Norte e Leste nos distritos de Parque São Lucas, Sapopemba, Cachoeirinha, Freguesia do Ó e Brasilândia. Com a Universidade de Santo Amaro (Unisa) o Governo estadual criou o Qualis 3. Suas quatro unidades atendem aos moradores dos distritos de Cidade Dutra, Grajaú e Parelheiros, totalizando 80 mil pessoas. A quarta parceria foi com a Congregação Santa Catarina. Em suas cinco unidades são beneficiadas 100 mil pessoas dos distritos de Pedreira e Jardim Ângela.

A Secretaria da Saúde também presta atendimento do Qualis em sete unidades próprias nos distritos de Tremembé, Brasilândia, Perus, Sapopemba e Pedreira, atendendo 88 mil pessoas.

Segundo a coordenadora do Qualis, a médica Rosa Maria Barros, o que caracteriza o programa é o estreito elo entre a equipe de profissionais de saúde e a comunidade, na busca de soluções para os problemas de cada região. “Baseado nos critérios de prevenção, o projeto realiza um diagnóstico prévio do local, antes de sua implantação, permitindo não apenas um levantamento epidemiológico da população, como também a identificação de outros problemas”. Ela acrescenta que muitos deles estão ligados às áreas sociais como condições inadequadas de moradias, saneamento básico, coleta e descarte de lixo, entre outros.

A partir da visita da agente comunitária, Solange Moura, a dona de casa Teresa da Silva, de 56 anos, descobriu que tinha hipertensão. Para se prevenir, ela toma remédios e faz caminhada. ‘Não sei como faria para me tratar se não fosse o Qualis. Para ir a um hospital mais próximo da minha casa teria que gastar dinheiro com condução. O posto aqui é perto e tudo é de graça’, elogia a moradora da Fazenda da Juta, em Sapopemba, cuja unidade é gerenciada pela Fundação Zerbini.

Valéria Cintra