Qualificação: Laboratórios da Sabesp renovam certificação ISO 9002

nd

sex, 14/06/2002 - 19h59 | Do Portal do Governo

Os laboratórios de controle sanitário da Vice-Presidência Metropolitana de Distribuição da Sabesp, empresa ligada à Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Governo do Estado de São Paulo, recebem, nesta segunda-feira, dia 17, a re-certificação ISO 9002.

O enquadramento dos sistemas às normas ISO aconteceu, pela primeira vez, em 1998, incluindo-se os cinco laboratórios de análise de água da Região Metropolitana de São Paulo. Em julho de 2001, a certificação foi estendida às atividades de coleta e desinfecção e ao processo de atendimento às reclamações.

Hoje, como evidência objetiva do comprometimento com o sistema implementado, após rigorosas auditorias, realizadas em dezembro de 2001, a Sabesp renova sua certificação, por mais três anos. Neste período, anualmente, serão efetuadas auditorias de manutenção para cada atividade certificada.

Por que certificar?

A certificação ISO 9002 funciona como um selo e é conferida às empresas que cumprem exigentes normas de qualidade em suas atividades, produtos e serviços. O empenho da Sabesp na obtenção da certificação demonstra a preocupação em oferecer o melhor serviço a seus clientes.

Dentre as inúmeras vantagens constatadas desde a implantação do projeto, podem ser destacados:

  • Aumento da credibilidade nos serviços, em conseqüência do comprometimento de todos com a satisfação do cliente, com avaliações sistemáticas;
  • Troca de experiências para diminuição de retrabalho;
  • Aumento de produtividade e conseqüente redução de custos;
  • Mais credibilidade com os resultados obtidos com a realização dos serviços;
  • Controle de equipamentos e insumos e sistematização no processo de treinamento;
  • Ampliação do enfoque em ações de prevenção e eliminação de problemas.

    Para os clientes, a obtenção da certificação da Sabesp representa confiabilidade imediata ao seu principal produto: a água tratada.

    O evento

    A cerimônia de renovação da certificação ISO 9002 será realizada nesta segunda-feira, dia 17, a partir das 15 horas, no auditório Tauzer Quinderé (sede da Sabesp), localizado à Rua Costa Carvalho, 300. Estarão presente o secretário estadual de Energia e de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, Mauro Arce, o presidente da Sabesp, Ariovaldo Carmignani, o gerente geral da BRTÜV (empresa alemã concedente da certificação), Sérgio Murillo Nogueira de Mello, e demais gerentes da Sabesp.