Qualidade do ar: Cetesb autua 109 veículos movidos a diesel por emissão de fumaça preta

Fiscalização é realizada na Região Metropolitana de São Paulo e ao Litoral e nas principais estradas no Interior

qua, 30/07/2003 - 18h22 | Do Portal do Governo

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) autuou nesta quarta-feira, dia 30, 109 veículos movidos a diesel, que estavam emitindo fumaça preta acima dos padrões estabelecidos na legislação ambiental.

Este é o resultado do comando de fiscalização realizado na Avenida Salim Farah Maluf, das 9 às 13 horas, por técnicos da agência ambiental para inibir a circulação de veículos desregulados, que prejudicam a qualidade do ar na Região Metropolitana de São Paulo. A operação foi acompanhada pelo presidente da Cetesb, Rubens Lara

Os motoristas, cujos veículos estiverem emitindo pelo escapamento fumaça com densidade colorimétrica superior ao Padrão 2 da Escala de Ringelmann (instrumento utilizado para verificar a intensidade da fumaça), são multados em 60 UFESPs – Unidade Fiscal do Estado de São Paulo, que correspondem a R$ 689,40. As multas são dobradas nos casos de reincidência, podendo chegar a 480 UFESPs (R$ 5.515,20).

Os comandos de fiscalização são realizados nas principais vias de acesso à Região Metropolitana de São Paulo e ao Litoral e nas principais estradas no Interior do Estado, com apoio do Comando de Policiamento Rodoviário. Na Capital, as operações contam com o apoio da Companhia de Engenharia de Trânsito – CET.

Multas emitidas

Em 2002, foram autuados 13.781 veículos, gerando 12.027 multas válidas por emissão de fumaça preta. Este ano, até junho, já foram autuados 3.877 veículos. De 1998 a 2002, foram lavradas 189.324 multas, sendo 148.717 válidas.

A população também pode colaborar com a fiscalização da fumaça preta, encaminhando denúncias acerca de veículos que estejam em desacordo com a legislação ambiental, pelo email:
info@cetesb.sp.gov.br ou ouvidoria@cetesb.sp.gov.br.

Da Cetesb
C.A