Qualidade de atendimento é meta do Governo do Estado

O curso Melhoria da Qualidade de Atendimento ao Cidadão está com matrículas abertas

dom, 28/08/2005 - 16h04 | Do Portal do Governo

Práticas eficientes e qualidade comprovada são marcas do governo paulista. Para levar esses conceitos da qualidade Poupatempo a todos os órgãos públicos, o governo desenvolveu o curso Melhoria da Qualidade de Atendimento ao Cidadão, que está com matrículas abertas.

O treinamento, uma parceria entre a Casa Civil do Estado de São Paulo e a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) está disponível a todos os servidores que trabalham diretamente com o público.

Para participar das aulas, o funcionário interessado deve solicitar ao seu setor de recursos humanos que faça a inscrição. De acordo com a Casa Civil, há, no mínimo, uma pessoa qualificada para realizar as inscrições em cada órgão da administração direta.

Para este semestre existem diversas opções de datas já programadas para o curso.

Com aulas na capital e em 28 cidades do interior, a principal meta é reforçar os conceitos de cidadania. O cidadão é o foco das ações do Estado e o atendimento deve ser bem-feito em todos os níveis. Desde 2004, 20 mil funcionários públicos já foram capacitados para
prestar serviços mais ágeis e eficientes.

Nas secretarias estaduais, o curso é recomendado a auxiliares de serviços, agentes administrativo e recepcionistas. Em algumas secretarias, outros profissionais também podem se reciclar. Como na Secretaria de Segurança, onde destina-se a agentes de telecomunicações de polícia, agentes policiais, atendentes de necrotério, escrivães e investigadores. Na Educação, a secretários de escola, agentes de organização escolar, agentes de serviços escolares, agentes administrativos e oficiais administrativos. Na Secretaria da Saúde o curso atende agentes administrativos e de saúde, atendentes de consultório dentário, auxiliares de serviços, oficiais administrativos e recepcionistas.

O curso tem carga horária de 16 horas, divididas em dois dias consecutivos. Durante o primeiro dia são discutidas a situação atual do atendimento e as características do novo padrão de qualidade de atendimento ao cidadão, abrangendo ética, qualidade e acesso à informação. No segundo, os assuntos são as competências, como a capacidade de expressar idéias, a organização do ambiente de trabalho, a apresentação pessoal e a iniciativa para alterar procedimentos de sua área de abrangência.

Capital e interior

No interior, as aulas são dadas nos municípios de Andradina, Araçatuba, Araraquara, Assis, Avaré, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Guarulhos, Itapetininga, Jaú, Marília, Osasco, Ourinhos, Piracicaba, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Registro, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santos, São Bernardo do Campo, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

Serviço
Curso Melhoria da Qualidade de Atendimento ao Cidadão
Informações nos sites:
www.fundap.sp.gov.br
www.recursoshumanos.sp.gov
ou pelo telefone (11) 3066-5660

Jaina Carvalho