Publicação: IPT e Sebrae lançam ‘Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis’

Lançamento do guia, com 120 páginas, será nesta sexta-feira, dia 7, na Capital

sex, 07/11/2003 - 10h33 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) – vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo – e o Sebrae-SP lançam nesta sexta-feira, dia 7, às 14h30, a publicação “Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis – um guia para implantação”. Com 120 páginas, o guia destina-se a prefeituras, ONGs, educadores, sindicatos, igrejas e todos os grupos da sociedade que podem ajudar os
catadores a se organizar.

A idéia nasceu da preocupação do IPT e Sebrae-SP com o crescente desemprego e o uso cada vez maior de matéria-prima reciclável. Além disso, com a crise econômica e social, o Sebrae-SP registrava demanda crescente por apoio a iniciativas como a dos catadores de papel de rua, única alternativa de sobrevivência para o crescente número de pessoas sem nenhuma escolaridade e sem respaldo social.

A primeira experiência conjunta das duas instituições foi o Projeto
Recicla, que previa a montagem de cooperativas de catadores de material reciclável pelas próprias entidades. IPT e Sebrae-SP montaram dois projetos pilotos em cidades do interior paulista: uma cooperativa em Registro, outra em Salto. A experiência resultou em um novo projeto, que previa a produção de um guia para que diversos setores da sociedade pudessem desenvolver este tipo de iniciativa.

De acordo com o pesquisador Roberto Lajolo, coordenador do guia pelo
IPT, calcula-se que existam pelo menos 200 mil catadores de material
reciclável no Brasil e sabe-se que 80% da coleta de material reciclável da indústria na cidade de São Paulo é feita pelos catadores. O crescimento da atividade demonstrou que ela é interessante sob diversos aspectos e para todas as partes envolvidas: ela auxilia a sociedade, que precisa resolver o problema do lixo, os órgãos públicos, que precisam contratar empresas para cuidar da limpeza e os catadores, que podem
transformar uma atividade hoje desorganizada e improvisada num negócio rentável.

O guia ensina desde a montagem da cooperativa, da conscientização da
população para a coleta seletiva, até a busca de apoio junto a
prefeituras, ONGs e grupos de solidariedade. Orienta, ainda, a fazer uma coleta cuidadosa, um planejamento de trabalho, a montar planilhas de triagem e de custos e vender o material para a indústria.

O gerenciamento da cooperativa é um dos capítulos considerados mais
importantes por seus organizadores. O processo ainda inclui uma fase em que os empreendimentos ficam incubados até serem considerados autônomos e capazes de produzir lucro.

A organização dos catadores em cooperativas mostrou que este é o caminho para auxiliar uma população que quase sempre trabalha sozinha, sem apoio ou organização. As cooperativas de Salto e Registro estão gerando renda de R$ 200 a R$ 300 mensais para cada um dos catadores cooperados.

Serviço:
Data: dia 7 de novembro, sexta-feira
Horário: às 14h30
Local: Auditório da Sede do SESC (Av. Paulista, 119 – São Paulo – SP.

Da Assessoria de Imprensa do IPT

(AM)