Publicação: Imprensa Oficial do Estado lança calendário 2005

Evento nesta quarta-feira, dia 22, também lançará livros sobre o acervo dos Palácios do Governo do Estado

qua, 22/12/2004 - 10h39 | Do Portal do Governo

Cem obras do acervo dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo (Bandeirantes, Boa Vista, em Campos do Jordão, e do Horto, na Serra da Cantareira) foram selecionadas para dois livros (um deles especial para o público infanto-juvenil) e o calendário 2005 da Imprensa Oficial do Estado, com coquetel de lançamento marcado para esta quarta-feira, dia 22, a partir das 19 horas, na livraria da Imprensa Oficial na Casa das Rosas, à Avenida Paulista, 37.

A riqueza do acervo dos Palácios do Governo do Estado (dos Bandeirantes, na Capital, Boa Vista, em Campos do Jordão, e do Horto, na Cantareira) agora ficará para a história. Obras selecionadas foram transformadas em dois livros e ilustram também o calendário 2005 da Imprensa Oficial do Estado. O lançamento das três publicações será nesta quarta-feira, dia 22, na livraria da Imprensa Oficial instalada na Casa das Rosas, à Avenida Paulista, 37.

O livro ‘O Acervo dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo’ tem 116 páginas e reproduz cerca de 100 obras do acervo dos palácios. Lu Alckmin, presidente do Grupo de Orientação do Acervo Artístico Cultural dos Palácios do Governo, diz que essas obras fazem parte do registro do sentimento paulista: ‘São quadros, tapeçarias, esculturas, mobiliário, louçaria artística. Enfim, obras dos séculos 19 e 20 que participaram e participam de momentos importantes desse Estado. Cultura é identidade, memória e história, presente. O passado ajuda a compreender o futuro e a construir novos tempos’.

Entre as imagens famosas selecionadas estão: Paisagem, de Benedito Calixto, de 1919; Pastoral, de John Graz, de 1926; Busto de Mulher, de Anita Malfatti, de 1917; Auto-retrato de Tarsila do Amaral, de 1924; Lampião, xilogravura de Oswaldo Goeldi, de 1944; Mulher Nua, de Almada Negreiros, de 1946; Ruela, de Alfredo Volpi, 1935; Retrato de Paulo Rossi Osir, de Cândido Portinari, de 1935; a escultura Bailarina, de Victor Brecheret, de 1920.

Arnaldo Madeira, secretário da Casa Civil do Governo do Estado, destaca que o conjunto do acervo dos palácios demonstra que a arte pode e deve ser meio de transformação dos cidadãos: ‘O Governo do Estado de São Paulo tem orgulho em proporcionar, neste livro, o acesso a essas obras, revelando a linguagem expressiva dos artistas, seus movimentos e pinceladas, suas preferências e, principalmente, a diversidade do seu olhar’.

Calendário

O tradicional calendário da Imprensa Oficial do Estado traz na edição 2005 belas imagens de obras selecionadas do Acervo dos Palácios (Bandeirantes e Boa Vista) do Governo do Estado de São Paulo. Os trabalhos do calendário, apresentados pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário da Casa Civil Arnaldo Madeira, dão um amplo panorama da arte brasileira do século 20, além da contribuição do modernista português Almada Negreiros.

As obras escolhidas:Três Homens, de Clóvis Graciano, de 1936; Retrato de Mário de Andrade, de Anita Malfatti, 1922; Guerreiro, de Ernesto De Fiori, 1940; Tênis, de Vicente do Rego Monteiro, 1928; Pescadores, de Emiliano Di Cavalcanti, de 1942; Procissão de Barcos, de Alfredo Volpi, 1940/50; Nu no Cabide, de Ismael Nery, 1927; Duas Figuras, de José Sobral de Almada Negreiros, 1927; A Fome, de Manabu Mabe, 1961; Rio de Janeiro, de Cícero Dias, 1930; Retrato de Maria Fioca, de Flávio de Carvalho, 1951; Abaeté, de José Pancetti, 1957.

Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial, explica que a escolha das imagens para o calendário da empresa este ano foi motivada pela vontade de fazer do patrimônio artístico e cultural do Governo do Estado mais uma fonte de saber e conhecimento sobre nossos maiores pintores e escultores.

Para crianças e jovens

A professora Nereide Schilaro Santa Rosa revela os caminhos para despertar a atenção de crianças e jovens para obras de arte de uma forma direta, simples e instigante no livro Arte nos Palácios, lançamento da Imprensa Oficial do Estado. A publicação é indicada também para pais e professores, que podem aproveitar as informações e as dicas, inclusive com exercícios práticos, para orientarem as crianças com mais segurança durante uma visita aos Palácios. O livro tem 104 páginas.

A publicação traz obras selecionadas do acervo dos Palácios do Governo do Estado, reunindo diferentes linguagens, expressões e movimentos da arte brasileira: ‘Conhecendo essas obras é possível aprender mais sobre a nossa história. A Arte é um meio de expressão do homem que sempre se renova. Por meio das cores, formas, massas e volumes os artistas expressam seus pensamentos e suas idéias’, explica Nereide, também autora de livros da coleção História da Arte Brasileira para Crianças e vencedora do Prêmio Jabuti deste ao com a coleção A Arte de Olhar.

A proposta do livro é valorizar as obras do acervo dos Palácios do Governo como tesouros que devem ser descobertos e guardados. Quadros de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Anita Malfatti, Di Cavalcanti e muitos outros servem de referência para apreciar cada obra , imaginar o processo construtivo e o contato visual, também com a referência da época e movimentos artísticos. Assim, naturalmente, o público infanto-juvenil compreenderá o significado de termos como Academicismo, Primitivismo e Modernismo, por exemplo.

Além de comentar as obras, Nereide sugere atividades didáticas dirigidas especialmente para o trabalho em sala de aula: ‘Dessa forma, o professor desenvolverá os três eixos norteadores da arte-educação que são o apreciar, o contextualizar e o fazer. Conhecer um acervo deve ser um momento especial na vida dos estudantes, é pensar sobre cada obra, sobre a intenção do artista, como ele organizou o material e escolheu determinado suporte para obter o resultado esperado.’

Da Imprensa Oficial do Estado

(LRK)