Psicologia: HSPE oferece assistência psicológica aos pais em luto

Programa de Assistência aos Pais em Luto oferece assistência psicológica aos pais que perdem o seu bebê

qua, 21/05/2003 - 17h33 | Do Portal do Governo

“Uma mulher que perde seu filho sente uma culpa enorme por não ter dado à luz a um bebê com possibilidades de se manter vivo. À medida que a gestação avança, a gestante vai se construindo enquanto mulher e mãe. E o fracasso implica num duro golpe na imagem de si mesma. O mesmo vale para o pai. Instala-se um vazio na função, na competência e na capacidade de criação”, afirma Eva Wongtschowski, psicóloga da Neonatologia.

Para amenizar esta situação, o Serviço de Neonatologia criou o Programa de Assistência aos Pais em Luto da Neonato (Papalun), que oferece assistência psicológica aos pais que perdem o seu bebê em três situações: no caso de aborto, quando vem a termo natimorto ou por óbito, depois de um curto tempo de vida.

A importância do Papalun é ímpar, “pois na nossa cultura evitamos falar sobre a morte. Valorizamos a saúde, a boa condição física, a juventude… não havendo muito espaço para a morte. Mas não temos vida sem morte, e não falar sobre ela em nada nos facilita a vida”, explica a psicóloga.

Ter o auxílio de um profissional para conversar a respeito, não faz desaparecer o sofrimento, mas cria um espaço interno para que o bebê seja falado, e o luto se processe. Segundo Eva, “falar, elaborar a morte de um filho, facilita aos pais terem outros filhos, sem que estes tenham de responder as questões que diriam respeito ao que morreu”.

Com o Papalun há a possibilidade de o trabalho na Enfermaria tornar-se melhor? “Acreditamos que à medida que ele for se desenvolvendo, toda a equipe se instrumentalizará para enfrentar a morte na Enfermaria, e assim responder melhor às angústias dos pais”, finalizou.