Projetos educacionais, culturais e esportivos para a juventude são discutidos em Santos

nd

seg, 03/12/2001 - 13h14 | Do Portal do Governo

Santos – Construir mais quadras poliesportivas e realizar eventos educativos e culturais para os jovens são algumas das propostas em discussão no fórum ‘Juventude – Novos Caminhos‘, que está sendo realizado nesta segunda-feira, dia 3, em Santos.

Um das idéias é a realização do Festival de Verão da Baixada Santista, que seria um evento cultural e esportivo, integrando prefeituras dos municípios da região. A construção de arenas nas praias e 27 quadras poliesportivas também ampliaria o número de espaços para atividades destinadas aos jovens.

Outro projeto que está sendo discutido hoje em Santos é o ‘Prevenção Também se Ensina’, que teria participação de professores e profissionais da Saúde para conscientizar a população jovem sobre a importância da prevenção de doenças.

O programa ‘Era Uma Vez’, que prevê a doação de livros e contratação de contadores de história, também é uma alternativa para incentivar a leitura entre crianças e adolescentes. Esse programa seria executado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp) e os Fundos Municipais.

No fórum, também está sendo estudada a proposta de colocar um ônibus à disposição dos jovens para a realização de circuitos pela região, durante os quais seriam promovidos encontros para o debate de problemas da juventude.

A Rede Jovem é outro projeto em estudo, pelo qual estagiários voluntários receberiam uma ajuda de custo do Estado e prefeitura para desenvolver projetos sociais em bairros da periferia.

Estas e outras propostas estão em discussão na segunda edição do fórum. Nos dias 10 e 14 deste mês, o debate será levado aos municípios de São José dos Campos e São José do Rio Preto, respectivamente.

Rogério Vaquero