Projetos de São Paulo têm boa acolhida junto ao BID e Banco Mundial, diz Alckmin

As negociações para novos recursos ao Estado envolvem obras de interesse social, infra-estrutura e geração de empregos

qui, 12/06/2003 - 16h44 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin disse nesta quinta-feira, dia 12, em Washington, após participar de um café da manhã na US Chamber of Commerce/Brazil-US Business Council, que a receptividade aos projetos de financiamento do governo paulista tanto no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como no Banco Mundial (Bird) foi ‘muito boa, porque São Paulo tem suas contas rigorosamente em dia, inclusive nas contrapartidas, e não deve um centavo a essas agências multilaterais’.

Destacou que em seus encontros com investidores norte-americanos tem mostrado que São Paulo está com a casa arrumada, tem boa logística, boa infra-estrutura, alta tecnologia e recursos humanos qualificados. ‘Hoje, São Paulo é a 13ª economia mais competitiva do mundo, segundo avaliação do IMD, International Management Development Institute, da Suíça. Está na frente da Rússia, da Índia, da Coréia, do próprio Brasil e de todos os países da América Latina.’

A busca de novos recursos para o Estado de São Paulo ‘envolve vários projetos de interesse social, de infra-estrutura e geração de emprego’, de acordo com o governador. No Banco Mundial, Alckmin acertou os últimos pormenores para os investimentos na Linha 4 do Metrô. ‘No próximo dia 24 serão abertas as propostas financeiras para as obras dessa linha, que é a mais importante da rede, com 12,8 quilômetros e 11 estações’, afirmou.

Ainda no Banco Mundial, o governador busca recursos para o projeto de mananciais, para recuperação das represas Billings e Guarapiranga. ‘É um projeto compartilhado com as prefeituras de São Paulo, Diadema, São Bernardo e Santo André, além da Sabesp, envolvendo coleta de esgoto, urbanização de favelas e recomposição de mata ciliar’, destacou. O projeto prevê investimentos de US$ 170 milhões.

Junto ao BID, o governador negociou financiamentos para novos projetos que envolvem o desenvolvimento do ecoturismo no Vale do Ribeira e Litoral Sul e apoio a pequenas empresas, junto com o Sebrae, para os chamados Arranjos Produtivos Organizados. Outro projeto apresentado refere-se à expansão das escolas técnicas e tecnológicas, voltadas ao desenvolvimento regional.

Alckmin conversou com o presidente do BID sobre dois projetos já em andamento: o da erradicação de cortiços no centro de São Paulo e o da recuperação ampliação de rodovias do Estado. Há também o projeto Fábrica de Cultura, que está bastante adiantado: ‘Vamos construir, nas regiões mais violentas da Capital, um conjunto de oficinas culturais para o jovem, com atividades como música, teatro, dança, informática, esporte e qualificação profissional.’