Projeto vai ajudar desempregados de São Bernardo a conseguir trabalho

Iniciativa do governo paulista será implantada no município nesta sexta-feira, dia 18

qua, 16/01/2002 - 13h47 | Do Portal do Governo

A partir desta sexta-feira, dia 18, os trabalhadores desempregados de São Bernardo do Campo terão consultoria gratuita para se preparar para a volta ao mercado de trabalho. Trata-se do projeto Time do Emprego, da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert). O município é o primeiro a receber o serviço depois da Capital, onde o projeto começou a funcionar em abril do ano passado. Em março, a iniciativa também será implantada nas cidades de Carapicuíba e Piracicaba.

O serviço consiste na orientação de “facilitadores” a grupos de trabalhadores que se reúnem três horas por semana durante 16 semanas. Nesse período, eles recebem orientações sobre como se comportar adequadamente em entrevistas, preparação psicológica para testes e treinamento para provas específicas, como matemática e redação.

Além disso, os “facilitadores” aplicam técnicas de um projeto da Sert, pioneiro no Brasil, mas já consolidado, por exemplo, na Inglaterra, no México, no Canadá e na Austrália: o da construção do portfólio. O portfólio é uma espécie de currículo vivo, um inventário de todas as habilidades do profissional, dentro e fora do mercado de trabalho, desenvolvidas ao longo de sua vida.

O balanço do projeto é bastante positivo: em média, mais de 70% dos participantes dos grupos conseguem emprego durante o trabalho. Na capital, desde 30 de abril do ano passado, foram atendidos 18 grupos (times) cada um com 22 participantes, em média.