Projeto Tietê: Sabesp implanta sistema integrado de saneamento

Empresa atende 32 dos 39 municípios da Região Metropolitana

qua, 17/12/2003 - 14h06 | Do Portal do Governo

O Projeto Tietê é o programa de saneamento da Região Metropolitana de São Paulo para a despoluição do Rio Tietê, implantado pela Sabesp desde 1992. Para cumprir com o objetivo, a empresa tem trabalhado na ampliação do sistema de saneamento da cidade de São Paulo e aumentou a capacidade das Estações de Tratamento de Esgotos.

Para coletar e tratar os resíduos em grandes quantidades na cidade, a Sabesp implantou o Sistema Integrado de Esgotamento Sanitário em toda Região Metropolitana de São Paulo. Através das tubulações que passam por toda a região, encaminhando o esgoto para as Estações, a empresa atende 32 dos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo.

Atualmente, a Sabesp conta com cinco Estações de Tratamento de Esgotos: Barueri, Parque Novo Mundo, ABC, São Miguel e Suzano. Essas estações recebem hoje cerca de 12 mil litros por segundo (l/s) de esgoto gerado na Região, mas possuem capacidade para suportar até 18 mil l/s.

Projeto Tietê na prática

O último balanço das obras da Segunda Etapa do Projeto Tietê mostra que os trabalhos estão dentro do prazo previsto. Até novembro, foram concluídos 16 quilômetros, dos 33 quilômetros de interceptores. Dos 107 quilômetros de coletores-tronco, 47 quilômetros já estão feitos e dos 1,2 mil quilômetros de redes coletoras, 641 quilômetros estão prontos, possibilitando a ligação de cerca de 71.500 residências às redes.

As obras de ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto ocorrerão até o final de 2005. As tubulações que estão sendo construídas se diferenciam por tamanho, localização e são instaladas de forma estudada para que o esgoto corra, na maior parte do tempo, por gravidade.

Nas casas são feitas ligações, que se conectam com as redes coletoras instaladas nas ruas. As redes coletoras unem-se aos coletores-tronco, que são tubulações colocadas ao lado dos córregos. Dos coletores-tronco, o esgoto corre em direção aos interceptores: tubulações maiores assentadas ao lado dos rios. O ponto final da rede será uma Estação de Tratamento de Esgotos.

Núcleo de atendimento do Projeto Tietê

Desde o início das obras do Projeto Tietê, em 1995, a Sabesp tem trabalhado por toda a Região Metropolitana de São Paulo. A empresa está ampliando o sistema de coleta e tratamento de esgoto, construindo as tubulações das zonas leste, oeste, norte e sul para evitar que o esgoto chegue aos córregos e rios da cidade.

A equipe do Núcleo de Atendimento, treinada exclusivamente para atender as pessoas que estão próximas às obras do Projeto Tietê, fornece informações, recebe sugestões e esclarece dúvidas sobre o maior programa de saneamento ambiental do país. O grupo, que atua como um canal de comunicação permanente entre a população e a Sabesp, já atendeu cerca de 16 mil pessoas.

O Núcleo conta com 12 pessoas que percorrem diariamente toda a Região Metropolitana de São Paulo, informando aos moradores e comerciantes tudo sobre as construções que vão beneficiar diretamente mais de 1,2 milhão de pessoas com a coleta e o tratamento de esgoto.

Coletor-tronco Ponte Baixa

A Sabesp inicia as obras do coletor-tronco Ponte Baixa, beneficiando os moradores dos bairros da região. A construção desse coletor impedirá que o esgoto continue sendo despejado nos córregos e rios que deságuam no rio Pinheiros, desviando-o para a Estação de Tratamento de Esgoto de Barueri.

O maior beneficiado é o bairro Jardim São Luiz, atendendo as principais ruas e avenidas: Rua Pedro Armânio; Rua Valdomiro dos Santos Pereira; Avenida Raquel de Alves Moreira; Rua Sebastião Muniz de Souza; Rua Professor Antonio Maria Moura e Rua Fontes de Roma.

A obra terá 2,5 quilômetros de extensão e será realizada em pequenos trechos para causar a mínima interferência no dia-a-dia da população.

Para esclarecimento de dúvidas ou solicitação de informações, a equipe do Núcleo de Atendimento do Projeto Tietê atende pelo telefone 0800 13 3499, de segunda a sexta, das 9h às 18h e aos sábados, das 9 às 12 horas.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento/L.S