Projeto Tietê: Sabesp entrega o interceptor Tamanduateí

Esgoto de mais de um milhão de pessoas será encaminhado para tratamento na Estação do ABC

sex, 16/08/2002 - 14h02 | Do Portal do Governo

O esgoto de mais de um milhão de pessoas dos bairros de Vila Prudente, Ipiranga, Sacomã e São Lucas, na Capital, e São Caetano, Santo André e Mauá, será encaminhado para tratamento na Estação do ABC. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) atendeu a reivindicação dos municípios da Região ABC e entregou para operação do Interceptor Tamanduateí, na manhã desta sexta-feira, dia 16.

O Interceptor Tamanduateí possibilita que, a partir do momento em que os municípios construírem suas redes coletoras e as interligações na tubulação da Sabesp, 2.250 litros de esgotos por segundo não serão mais lançados no rio Tamanduateí (principal corpo d’água que corta a região). Isso representa um ganho significativo no aprimoramento nas condições de saúde pública, meio ambiente, economia e qualidade de vida de toda a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

A Estação de Tratamento de Esgotos do ABC, construída na primeira etapa do Projeto Tietê, tem capacidade para tratamento de três mil litros por segundo de esgotos. Preparada para atender não somente à demanda de tratamento de esgotos, mas também para gerar novos produtos a partir de seus processos, a Estação já tem fechados contratos de fornecimento de água de reuso para Prefeitura de São Caetano.

Importância do reuso

O processo de reuso, utilizado para lavagem de ruas, irrigação de jardins e em diversos processos industriais, é um dos principais avanços no desenvolvimento das tecnologias de saneamento básico. Dentre as inúmeras vantagens de sua utilização estão questões que vão desde a economia no valor do custo do metro cúbico utilizado, até os cuidados com os mananciais da RMSP, pois para cada litro de água de reuso que se emprega, um litro de água potável é destinado para o uso nobre: o consumo humano.

Especificamente para a região do ABC, além da Estação de Tratamento e dos Interceptores, foram construídos 84 quilômetros de coletores-tronco e outras obras. Até o final do ano a Sabesp também colocará em operação o Interceptor Meninos. Uma tubulação de 12 quilômetros de extensão que atenderá os municípios de São Bernardo e São Caetano.