Projeto Tietê: Sabesp e SOS Mata Atlântica assinam acordo para projetos de educação ambiental

Detalhes da parceria estão sendo divulgados na manhã desta quarta-feira, dia 14

qua, 14/08/2002 - 11h41 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 14, a Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp) e a Fundação SOS Mata Atlântica / Núcleo Pró-Tietê, assinam o acordo para gerenciamento e coordenação de Programas de Educação, Comunicação Ambiental, Incentivo à Participação Comunitária e à Formação de Lideranças Ambientais.

O convênio atenderá as exigências do contrato de financiamento da segunda etapa do Projeto Tietê, assinado entre a Sabesp e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), quanto a execução de ações de educação ambiental.

As ações de educação ambiental tem fundamental importância, pois após a retirada da carga de poluição proveniente do lançamento de esgotos, ainda permanecerá uma grande quantidade da chamada poluição difusa, ou seja, o lixo e a sujeira oriundos das ruas e das galerias de águas pluviais. Atualmente, cerca de 320 toneladas por dia de poluição difusa ainda chegam ao rio Tietê e seus afluentes, representando 36% de toda a carga poluidora do corpo d’água.

A Fundação SOS Mata Atlântica, que já participou ativamente da primeira fase do Projeto Tietê, volta agora a se aliar à Sabesp e terá sob sua responsabilidade a administração de uma verba de aproximadamente US$ 2 milhões para executar, de forma direta ou através de parcerias com instituições educacionais, sociais e ambientais, ações que promovam o aumento da consciência da população quanto a importância de se conhecer e colaborar com as ações de recuperação da qualidade das águas do Rio Tietê.

É importante ressaltar que o Plano de Trabalho da SOS Mata Atlântica prevê mecanismos efetivos de participação entre os órgãos executores do Projeto Tietê e as organizações da sociedade civil, através de um “Grupo de Acompanhamento”. Também a gestão de propostas de trabalho de outras entidades atenderá a uma “matriz de avaliação” para hierarquização dos projetos.

Data: Quarta-feira, dia 14 de agosto de 2002
Horário: 11h30
Local: Sede da Sabesp – Rua Costa Carvalho, 300 – Pinheiros – São Paulo-SP
Presenças: Presidente da Sabesp, Ariovaldo Carmignani; vice-presidente Metropolitano de Produção, Antônio Marsiglia Netto; e do presidente do SOS Mata Atlântica, Roberto Klabin.