Projeto Tietê: Sabesp conclui mais um trecho de obras na Marginal Pinheiros

Interceptor Pinheiros tem 28,3 quilômetros de extensão

ter, 17/02/2004 - 18h30 | Do Portal do Governo

Sabesp finaliza mais um quilômetro das obras no Interceptor Pinheiros, maior tubulação do Projeto Tietê

A Sabesp, empresa vinculada à Secretaria de Energia, Saneamento e Recursos Hídricos, finalizou mais um quilômetro do trecho da obra do Interceptor Pinheiros, entre as imediações da Estação Vila Olímpia e da Usina de Traição, completando 11,8 quilômetros de obras.

O Interceptor Pinheiros, uma das principais obras do Projeto Tietê, tem 28,3 quilômetros de extensão e enviará todo o esgoto gerado na região para a Estação de Tratamento de Esgotos de Barueri.

Os interceptores são as maiores tubulações do Projeto Tietê. Construídos ao lado de grandes rios, como o Tietê e os seus afluentes, Pinheiros e Tamanduateí, essas tubulações são tão extensas que se comparam a grandes construções como, por exemplo, os túneis viários e o metrô.

Ao total serão instalados 33 quilômetros de interceptores nas duas margens dos rios, que encaminharão todo o esgoto gerado na Região Metropolitana de São Paulo para as Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs).

Desde 2002, quando começou a 2ª Etapa do Projeto Tietê, a Sabesp vem trabalhando para ampliar o sistema de coleta e tratamento de esgoto. Implantado pela empresa desde 1992, o Projeto Tietê – programa de saneamento para a despoluição do rio Tietê -, tem como objetivo recuperar o principal rio da cidade e seus afluentes, impedindo que o esgoto chegue ao rio.

Até 2005, quando termina a segunda etapa do Projeto, terão sido construídos mais de mil quilômetros de tubulações na Região Metropolitana de São Paulo, que se ligarão às cinco Estações de Tratamento: Barueri, Parque Novo Mundo, ABC, São Miguel e Suzano. Essas estações recebem hoje 12 mil litros de esgoto por segundo gerados na Região, mas possuem capacidade para suportar até 18 mil litros de esgoto por segundo.

Travessia sob o rio Pinheiros

Outro trecho de obra já está pronto no Interceptor Pinheiros. A Sabesp construiu, próximo ao Credicard Hall, uma travessia sob o Rio Pinheiros, que ligará uma margem do rio à outra.

Com 167 metros de extensão, 2,5 metros de diâmetro e 16 metros de profundidade, essa interligação tem capacidade para transportar 2,5 mil litros de esgoto por segundo.

A tubulação transportará o esgoto da margem esquerda do rio (sentido Pinheiros-Interlagos), para o outro lado da Marginal, encaminhando-o para o Interceptor Pinheiros, construído na margem direita, até a ETE Barueri.

Todos os bairros da zona sul, tanto os que estão na margem direita como na margem esquerda do rio, como por exemplo Capão Redondo, Pedreira, Vila Sonia, Grajaú, Santo Amaro, Morumbi, Campo Belo e Itaim Bibi, serão os maiores beneficiados com a conclusão das obras do Interceptor Pinheiros.

Para causar menos transtornos à população da Região Metropolitana, a maioria das obras do Projeto Tietê é subterrânea e realizada em pequenos trechos. A Sabesp sempre trabalha em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que aprova todas as intervenções nas vias de acesso próximas às obras, quando necessárias.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento

L.S.