Projeto Tietê faz exposição inédita a 16 metros debaixo do Rio Pinheiros

Público desce até o túnel que, futuramente, coletará o esgoto da capital e conhece de perto as obras da calha, já na segunda etapa

qua, 11/05/2005 - 16h51 | Do Portal do Governo

A Exposição Subterrâneos – Tietê Limpo, inspirada em modelo austríaco, é um show-room instalado a 16 metros de profundidade, sob o Viaduto Ari Torres, na Vila Funchal. O grande atrativo é a oportunidade de visitar um túnel que, daqui a um ano e meio, será inundado para cumprir o papel para o qual foi projetado. O evento, que vai até o dia 30 de junho, inaugura no Brasil a forma inédita de mostrar à população os benefícios que o programa de despoluição do Tietê trará para a vida dos paulistanos.

A exposição foi montada pelo Consórcio Telar/Augusto Velloso/Tejofran, responsável pela construção do Interceptor Pinheiros 6 (IPI6), obra da segunda etapa do Projeto Tietê, supervisionado pela Sabesp. É uma tubulação com 3,5 m de diâmetro e 11km de extensão, pelo qual o esgoto coletado diariamente nas regiões de Santo Amaro a Pinheiros será encaminhado às estações de tratamento em São Miguel Paulista, no Parque Novo Mundo, no ABC e em Barueri, construídas na primeira fase do projeto.

‘O principal objetivo é conscientizar as pessoas, principalmente crianças e adolescentes, a da importância de não jogar lixo nas ruas, pois, quando chove, tudo escoa direto para os bueiros -e o destino final acaba sendo os rios’, declarou o gerente do consórcio, Andrea Menghe.

Oportunidade única – Para receber os visitantes, o consórcio reservou dois espaços do seu canteiro de obras: na parte externa do interceptor, painéis fotográficos e maquetes ilustram as obras do Projeto Tietê.

Descendo 16 metros de escadas, chega-se à tubulação, na qual foram instaladas a sala de projeção (durante a visita há exibição de filme de 7 minutos sobre a construção do interceptor) e a exposição com as ferramentas utilizadas na obra e amostras de solo e de pedras encontradas durante as escavações, além da reprodução cenográfica de uma frente de escavação, com manequins em tamanho natural.

O trecho do túnel aberto à visitação tem 150 metros e demorou seis meses para ser escavado. As visitas são acompanhadas por monitores, que explicam cada estágio do projeto, mostrando seus benefícios e chamando a atenção dos interessados do quanto podem contribuir na recuperação do Tietê. ‘É importante que a comunidade conheça a obra em cada detalhe, pois somente a construção dos túneis não garante o sucesso na recuperação do rio. É preciso que todos participem e apóiem’, solicitou o engenheiro Cássio Serra, responsável pelo IPI6.

Quase concluída – O engenheiro explica que o IPI6 é a parte mais baixa do projeto. Seu trecho final receberá todo o esgoto da região sul de São Paulo. A profundidade varia de 8 a 16 metros, dependendo do terreno. O interceptor – que começou a ser construído há três anos, com mão-de-obra humana – está quase pronto. Faltam apenas 600 metros para a conclusão. ‘Estamos trabalhando desde julho de 2002; a previsão de entrega é para novembro.’ Cássio conta que na escavação foi utilizado método austríaco, totalmente manual. ‘A grande diferença em relação ao sistema mecanizado, que utiliza o shield ou tatuzão, é a geração de empregos. Chegamos a ter 700 homens trabalhando.’

Mas existem outras diferenças: importadas da Europa e da Ásia, as máquinas precisam ser alugadas ou compradas, o que representa um investimento altíssimo. Além disso, a manutenção desses equipamentos é feita por técnicos treinados no exterior e, no caso de sofrerem avarias, a obra poderia ficar parada até um mês, o que resultaria em grande prejuízo. Foram escavados 20 poços simultaneamente, em 40 frentes de trabalho, utilizando-se britadeiras para desaterro em solo e perfuratrizes nas rochas, operações seguidas de detonação com dinamite, para desmonte das rochas.

Menos esgoto no rio – Na segunda fase do Projeto Tietê foram aplicados US$ 400 milhões, dos quais US$ 200 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. A outra metade pela Sabesp, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Com a construção do interceptor, cerca de 300 milhões de litros de esgotos deixarão de ser despejados diariamente no Tietê, onde serão lançados sob a forma de água limpa e tratada.

Márcia Bitencourt
Da Agência Imprensa Oficial

SERVIÇO
Exposição Subterrâneos – Tietê Limpo
Praça Augusto Rademaker Grunewald, 20 – Vila Funchal.
Aberta para visitação pública até o dia 30 de junho – de terça-feira a sábado, das 9h30 às 17 horas. Entrada franca. Visitas devem ser agendadas com antecedência. Outras informações pelo telefone 3841-9820 – ramal 237