Projeto Pomar recupera mais um trecho da margem do Rio Pinheiros

Exposição fotográfica marcou a entrega da arborização entre a Ponte do Morumbi e a foz do Córrego Águas Espraiadas

qua, 31/10/2001 - 13h29 | Do Portal do Governo

Exposição fotográfica marcou a entrega da arborização entre a Ponte do Morumbi e a foz do Córrego Águas Espraiadas

A marginal do Rio Pinheiros, na Capital, está sendo revitalizada com o plantio de árvores e uma grande variedade de mudas de flores. Um novo trecho arborizado de 700 metros foi entregue nesta quarta-feira, dia 31, entre a Ponte do Morumbi e a foz do Córrego Águas Espraiadas. A iniciativa faz parte do Projeto Pomar, realizado pela Secretaria do Meio Ambiente em parceria com o Jornal da Tarde e que vem atraindo contribuições da iniciativa privada.

O novo espaço arborizado foi feito com o apoio da emissora Rede Globo, que investiu R$ 150 mil nas obras. A entrega do trecho foi marcada por uma exposição fotográfica sobre o Projeto Pomar, na sede da empresa em São Paulo. A exibição das fotos contou com a visita do governador Geraldo Alckmin, do secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, e do diretor superintendente da Globo, Octavio Florisbal.

Lírios amarelos, helicônias, pingos de ouro, marias-pretas, aroeiras e palmeiras imperiais estavam estampados em banners e retratos da exposição. “Essas imagens são atuais e da própria marginal do Rio Pinheiros”, assegurou Alckmin. O governador ressaltou a importância de resgatar as áreas verdes na capital paulista. “São Paulo, junto com a Cidade do México, são os únicos municípios do mundo deste porte populacional que se localizam em uma altitude tão elevada”, disse, explicando que a altitude agrava o problema de falta de água. “Por isso é preciso preservar os mananciais e os rios paulistanos para evitar que a situação piore”, observou.

Criado há dois anos, o Projeto Pomar já recuperou 28 quilômetros da margem do Rio Pinheiros, devolvendo o verde e a vida a um dos pontos mais degradados da cidade de São Paulo. Para Tripoli, o grande desafio atual é revitalizar os centros urbanos. “Esse é um projeto que começou pequeno, mas está ganhando cada vez mais força”, enfatizou. Ele disse que a iniciativa também ajuda a capacitar pessoas desempregadas. “Já são 13 mil pessoas que participaram das Frentes de Trabalho do Projeto Pomar e se qualificaram em cursos de jardinagem”, afirmou. Alckmin confirmou a expectativa de ampliar o Projeto Pomar para o Rio Tietê, mas lembrou que devido às obras de rebaixamento da calha deste rio não são todos os pontos que podem ser plantados. “O secretário de Recursos Hídricos, Mendes Thame, já está preparando um levantamento para diagnosticar os locais onde o projeto pode ser implantado”, informou.
Além do Projeto Pomar, outras ações importantes estão sendo realizadas na área ambiental. A 2ª fase do Projeto Tietê já está em licitação e irá captar o esgoto de 290 mil residências da Região Metropolitana. Atualmente, esses resíduos seguem direto para os rios Pinheiros e Tietê. Com a nova rede que será construída os dejetos serão interceptados e levados para as estações de tratamento.

Outra novidade é um convênio que deverá ser assinado em breve entre a Petrobrás e a Empresa Metropolitana de Águas e Energias (EMAE) para ajudar a despoluir as águas do Rio Pinheiros pelo sistema de flotação. Esse sistema já foi implantado pelo Governo do Estado no lago do Parque do Ibirapuera. No Rio Pinheiros, o processo de flotação também está sendo usado, mas somente para irrigação das mudas do Projeto Pomar. Para o programa de despoluição do Rio Pinheiros, a Rede Globo se mostrou interessada em participar. “Queremos fazer uma nova parceria, para atuar na divulgação do sistema de flotação”, anunciou Florisbal.

Rogério Vaquero