Projeto: Implementado plano de linha de trem para o Aeroporto de Guarulhos

nd

seg, 08/10/2001 - 18h40 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) apresentou, no fim de semana, ao secretário Jurandir Fernandes, dos Transportes Metropolitanos, o plano para implantação de linha de trem para o Aeroporto Internacional de Guarulhos e que resolve, também, dois outros problemas sérios da área metropolitana: a dinamização da atual linha F da CPTM, (percurso entre Brás-Calmon Viana, na zona leste) e a melhoria de acesso ao centro urbano de Guarulhos.

Pelo projeto elaborado pela CPTM, o traçado minimiza a necessidade de desapropriações por aproveitar área da Infraero, faixas da linha F, área do Estado e do Município de Guarulhos. Para implantação desse projeto estima-se investimentos da ordem de US$ 300 milhões, incluindo construção civil, aquisição e implantação de sistemas, além de equipamentos e novos trens.

Todas as estações do sistema foram concebidas como Terminais Remotos Aeroportuários, com plataformas exclusivas e balcões para as companhias aéreas realizarem o ‘check in’ de seus passageiros.

Modernização e expansão dos serviços da linha F

O traçado para o Expresso Aeroporto otimiza os serviços da linha F da CPTM, no trecho Brás-Calmon Viana, por meio da sua modernização e expansão, proporcionando a redução do intervalo entre trens para 6 minutos e aumento da confiabilidade, segurança e conforto da linha.

O projeto prevê ainda, a implantação do atendimento ao município de Guarulhos, pela futura estação CECAP, ampliando a área de influência direta do sistema metrô-ferroviário na metrópole. Com essas intervenções, a demanda projetada é da ordem de 260 mil passageiros/dia.

O trem do aeroporto

O Expresso Aeroporto é concebido como uma ligação ferroviária em via segregada, com velocidades comerciais de 80 km/h oferecendo regularidade, qualidade, conforto, confiabilidade, e tempos de percurso competitivos. A proposta é dar ao passageiro a melhor alternativa de transporte entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos e a cidade